Latam escolhe prato pantaneiro assinado por chef cuiabana para seus voos internacionais

Fonte:

O sabor do Pantanal e o talento da chef de cozinha cuiabana Ariani Malouf são as novidades da LATAM para os seus internacionais de longa duração (mais de 7 horas) que decolam no Brasil. Na última semana, o Pintado Pantaneiro em Crosta de Baru (peixe, castanha, banana da terra e arroz de coco) se tornou a nova opção do “Sabor à Brasileira”, programa que empodera e dá visibilidade para o talento de mulheres brasileiras.

Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do LATAM Airlines Group, reforça a importância da iniciativa para o empoderamento de mulheres brasileiras ao anunciar a quarta chef do projeto. “A LATAM transporta diariamente milhares de passageiros do Brasil para o mundo, e o serviço de bordo é um dos pontos de contato em que conseguimos ter uma troca mais próxima ao cliente e demonstrar sua importância ao servir uma boa refeição. Aproveitamos esse momento para atribuir valor ao nosso menu e levar o nome de mulheres brasileiras para o mundo por meio de pratos elaborados e que representam em alto nível a riqueza da culinária brasileira”, explica o executivo.

O novo prato signature (almoço e jantar) para os passageiros das cabines Premium Business e Economy da LATAM substituiu o Amazônia Encantada, da chef Débora Shornik, servido entre agosto e outubro deste ano. Iniciado em fevereiro de 2023, o programa “Sabor à Brasileira” já abriu espaço a bordo dos voos da LATAM para a Galinhada das Deusas, criação de Manuelle Ferraz servida entre maio e julho, e o Baião de Dois ao Mar, obra da chef baiana Nara Amaral que inaugurou a série.

O TALENTO DE ARIANI MALOUF

Escolhida pela LATAM para representar a região Centro-Oeste do Brasil, a chef Ariani Malouf é natural de Cuiabá (MT) e se apaixonou por gastronomia em suas vivências familiares. Estudou cozinha clássica francesa na Le Cordon Bleu, em Paris, e retornou ao Brasil em 2000 para abrir o Mahalo Cozinha Criativa, considerado hoje um dos melhores restaurantes da região Centro-Oeste. Além de acumular diversos prêmios nacionais, Ariani é referência quando se trata de criatividade. Sua cozinha contemporânea valoriza ingredientes regionais e consagra essa fusão inventiva de sabores.

SABOR À BRASILEIRA

Pintado Pantaneiro em Crosta de Baru da chef Ariani Malouf é o quarto capítulo da série “Sabor à Brasileira”, o programa do grupo LATAM para voos internacionais que fortalece o seu caráter diverso, inclusivo e multicultural, além de dar protagonismo aos produtos locais da América Latina.

No caso do Brasil, o programa reforça a sua brasilidade e está vinculado diretamente ao “Sem Fronteiras”, a assinatura de marca da companhia que fortalece o seu compromisso com o País. A série apresenta um novo prato signature a cada três meses, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil.

A FORÇA DA CONECTIVIDADE DA LATAM

No mercado internacional, a LATAM é a aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 destinos no exterior. Em 2023, a LATAM inaugurou as rotas Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, São Paulo-Los Angeles, São Paulo-Joanesburgo, Belo Horizonte-Santiago e Florianópolis-Santiago, e voltou a conectar o Brasil com Melbourne (via Santiago), Caracas, Havana e Atlanta (via Lima). Ainda neste ano, vai começar a conectar o Brasil com Aruba (via Lima).

Com tamanha conectividade, a LATAM acredita que é fundamental celebrar o enorme capital culinário da América do Sul. A bordo de voos internacionais em todas as cabines (Premium Business, Premium Economy e Economy), a companhia oferece um menu completo com prato principal (massa, salada ou proteína), mix de snacks e sobremesa, sempre de acordo com o horário e duração do voo. O prato signature, vale destacar, é servido em todas as cabines e decolagens do Brasil nos voos com mais de 7 horas de duração.

Todos os pratos são harmonizados por uma robusta carta de vinhos, selecionados por Héctor Vergara, único Master Sommelier da América Latina, que analisou mais de 500 opções até chegar a uma lista que realça perfeitamente os sabores da América do Sul. Há ainda uma grande variedade de bebidas que podem ser encontradas pelos clientes (café premium, chá, refrigerantes, cerveja, suco e água).

CONFIRA A RECEITA DO PINTADO PANTANEIRO EM CROSTA DE BARU

INGREDIENTES

Rendimento: 2 porções

Pintado

400 gr Filé de Pintado

Sal

Lemon pepper

Azeite para grelhar

Crosta

3 fatias de Pão de Forma – processar

40 gr Baru (semente mato-grossense) – picar

15 gr Parmesão – ralar

40 gr Manteiga – consistência pomada

1/2 Limão Tahiti – raspa

1/2 unid Pimenta de Cheiro – tirar a semente e picar

Molho

80 ml Azeite

120 gr Cebola picada

10 gr Alho picado

60 gr Pimentão Vermelho corte brunoise (tirar bem a parte branca)

1 pitada Açafrão da Terra

180 gr Tomate maduro (sem semente, em cubinhos)

200 ml Leite de Coco

Salsinha

Coentro

1 unid Pimenta de Cheiro

1/3 unid Pimenta Dedo de Moça

200 gr Mandioquinha

Água

Sal

Banana

100 gr Banana da Terra madura sem casca – cortar em rodelas de 2 dedos

20 gr Manteiga

Arroz

150 gr Arroz agulhinha ou parboilizado – já cozido

400 gr Cebola – cortar meia lua fina e fritar

Óleo para fritar a cebola

30 gr Coco seco in natura – ralado

Cebolinha verde

Salsinha

MODO DE PREPARO

Pintado

Cortar o peixe em postas de 180 gr

Temperar com sal e lemon pepper dos dois lados

Em uma chapa ou frigideira selar com um fio de azeite dos dois lados

Crosta

Misturar os ingredientes da crosta

Molho

Colocar um fio de azeite em uma panela

Refogar a cebola, acrescentar o alho e depois o pimentão

Colocar uma pitada de açafrão e dispor o tomate

Acrescentar o leite de coco e deixar cozinhar. Reserve

Paralelamente, descascar a mandioquinha e cozinhar em água com sal

Quando estiver bem cozida bater com 300 ml da água do próprio cozimento. Deverá ficar em consistência de creme

Misturar o creme de mandioquinha com a preparação do leite de coco

Finalizar com as pimentas, salsa e coentro e ajustar o sal

Banana

Grelhar as rodelas de banana madura com manteiga

Arroz

Cozinhar o arroz normalmente. Reserve

Ralar o coco e levar ao forno para dourar levemente

Descascar a cebola, cortar em meia lua fininha e fritar mexendo para dourar por igual

Escorrer bem

Misturar a cebola e o coco ao arroz e acrescentar o cheiro verde no final