Jovem de MT produz programa de cinema em SP e mira carreira internacional

Fonte:

O mato-grossense Gabriel Keaton, de apenas 22 anos, já começa a emplacar como diretor em São Paulo e sonha seguir carreira internacional no cinema. Recentemente, ele ganhou o prêmio “Gênios da Atualidade”, que é realizado anualmente, como o melhor diretor cinematográfico de 2023. Natural de Tangará da Serra, ele diz que sua paixão por cinema e pela edição surgiram enquanto ainda era criança.

Para Gabriel, ganhar um grande prêmio representa realizações no cenário pessoal e profissional. Ao lembrar do passado, fica feliz com o espaço que vem conquistando na cinematografia e nostálgico ao lembrar dos sonhos que colecionava antigamente.

“Diz muito sobre o Gabriel que ficava acordado até de madrugada produzindo vídeos e tentando conquistar uma presença no mundo. Era um sonho que eu imaginava distante. Nunca imaginei que aos 22 anos eu conseguiria essa conquista, significa muita luta e honra”.

Os pais de Keaton sempre foram cinéfilos e transmitiram a paixão para o filh. Aos dez anos, ganhou deles uma câmera fotográfica que propulsionou a admiração pelo cinema. Ao brincar com o equipamento no quintal de casa durante a infância, não conseguiu mais se desvencilhar da paixão cinematográfica.

Aos 13, então, Gabriel trabalhou como voluntário de edição em uma TV de Tangará, mas em pouco tempo se tornou o principal editor. Aos 16 decidiu trabalhar como autônomo e começou a atender as empresas da cidade, firmando a imagem profissional. Ao atingir a maioridade, já era financeiramente independente.

“Fui muito autodidata, costumava aprender sozinho. Fui pegando prática. Basicamente a minha forma de ensino foi muito na experiência. Antigamente eu era só o filmmaker mesmo, mas começaram a surgir alguns roteiros e, quando assustei, meu cargo passou a ser cineasta”, lembra comicamente sobre a trajetória espontânea.

Atualmente, Gabriel mora em São Paulo e produz o programa “Dê Seu All In” que é exibido pelo SBT e apresentado por Daniela Lemos. A parceria com a TV começou em abril de 2022 e apresentou novas possibilidades ao cineasta. Ao aceitar o trabalho, ele decidiu tornar o programa mais envolvente ao enfatizar as emoções causadas no telespectador.

“Sempre tive o foco mais para cinema. Só que pensei: ‘Acho que é o primeiro passo que preciso dar’. E acabei decidindo quebrar essa barreira. Eu quis trazer muito de cinematografia, de arte. Era um roteiro muito planejado, nada fácil de entender. Eu sempre priorizei que as pessoas mais sentissem a mensagem do que apenas escutassem”, explica.

Apesar da conquista, o cineasta explica que ainda está aprendendo muito e se acostumando com as novas estruturas, pois São Paulo oferece uma enorme variedade de recursos que podem ser trabalhados e uma rede de contatos ampla.

Gabriel está dedicado à produção de um filme internacional, a fim de conquistar espaços além do Brasil.

“Mas minha primeira meta é o filme internacional; já tem um roteiro pronto. Pode-se dizer que está nas primeiras conversas. Um sonho para o futuro é estabelecer a minha imagem por completo no cinema internacional. Levar um pouco do Brasil para o Mundo no cinema”, conclui.

Fonte: Midianews