Jovem cuiabano supera desafios e vive ‘vida de filme’ nos EUA

Fonte:

Há 3 anos morando longe do Brasil, Maykon Maza, 21, deixou sua terra natal em busca de novas oportunidades e mais segurança. Foi preciso percorrer mais de 6.254 km para achar seu lugar ideal. Atualmente, ele mora em Atlanta no estado da Georgia (EUA) e deixa claro que toda a experiência que passou até hoje foi de grande valor.

Nascido e criado em Cuiabá, Maykon conta que a decisão de se mudar para outro país não foi planejada. Motivado pela falta de segurança pública e buscando por melhores possibilidades no mercado de trabalho, veio a ideia de se inscrever em um curso de inglês durante o ensino médio.

Sem condições para manter um curso particular, ele se inscreveu em aulas gratuitas oferecidas pelo Instituto Federal de Mato Grosso(IFMT), de Várzea Grande, “Eu não tinha condições de pagar um particular, então achei um que se chamava FIC, que era realizado no IFMT de Várzea Grande. Lá eu foquei nesse curso grátis, que era realizado uma vez por semana”, conta Maykon.

Já no fim do curso, uma companhia de intercâmbio ofereceu oportunidade aos estudantes, com bolsa de estudo de um mês para que pudessem tentar uma entrar em alguma faculdade.

“Eu melhorei o meu inglês, tentei e consegui. Foi assim que vim para os Estados Unidos”, explica.

“Quando você está no Brasil e estuda inglês, parece que sabe tudo. Mas quando chega aqui percebe que é bem diferente” pontua Maykon. Segundo ele, uma das maiores dificuldades foi acostumar com o inglês americano.  “O jeito que eles falam é totalmente diferente, cada estado tem um sotaque diferente”.

Vivendo em um filme

Arquivo pessoal

Cuiabanos pelo mundo

Para Maykon, além de novas oportunidades, os Estados Unidos é perfeito, pois passa a impressão que está vivendo dentro de um filme. Com a chance de conhecer o país inteiro, ele fala um pouco sobre como é essa oportunidade de visitar os lugares que queria ir.

“É um país incrível, tem muita coisa para se fazer e ver, tem Nova Iorque, tem Los Angeles, tem a Califórnia inteira que é linda”, argumenta.

“Além disso, você pode ver neve, deserto e pântano, aqui tem tudo em um país só. É muito doido porque eu estou vivendo o que eu vi nos filmes”, Completa.

Volta para a terra natal

Uma hora a saudade aperta, não há forma de fugir dela. É por essa fase que o cuiabano está passando agora. Segundo ele, por mais bonito que seja o exterior, uma hora a vontade de voltar para o aconchego do lar bate. “Depois de ver tudo, chega uma hora que enjoa e, atualmente, eu estou com saudade do Brasil”, conta.

Mesmo com toda a saudade, Maykon não pensa em voltar para morar no país. “Só para visitar nas férias mesmo, para rever as praias e visitar a família”.

Fonte: Gazeta Digital