Idosa acorda depois de passar um ano e dois meses em estado vegetativo em Cuiabá

Fonte:

Um verdadeiro milagre aconteceu no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), com Luiza Gonzaga de Souza, 85 anos. Após ficar um ano e dois meses em coma, a idosa acordou. Ela estava internada desde setembro de 2021, devido à uma hemorragia digestiva, com quadro infeccioso e com um quadro neurológico rebaixado.

Luiza foi hospitalizada em 6 de setembro de 2021, transferida de uma Unidade de Pronto Atendimento da Capital. Segundo o HMC, ela chegou na unidade com quadro neurológico rebaixado, hemorragia digestiva e infecção. Além disso, havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) recente.

Luiza, que é moradora do bairro Pedra 90, ficou hospitalizada na unidade de terapia intensiva por alguns meses, logo depois foi levada para enfermaria acamada, não comunicativa, com uso de dieta nasoenteral e traqueostomizada.

Durante esse período, ela chegou a ter várias intercorrências e permaneceu em estado vegetativo desde então. Ao completar um ano, foi solicitado o home care. Todavia, como não foi aceito o pedido, ela permaneceu na unidade, quando começou a apresentar melhoras. Há cerca de dois meses, Luiza acordou, começou a aceitar dieta via oral e já está se comunicando.

O hospital informou ainda que, após essas evoluções em seu quadro clínico, a traqueostomia e a sonda nasoenteral foram retiradas e mesmo tendo realizado mais de 90 sessões na câmara hiperbárica durante o período de internação, Luiza já não necessita fazer uso de oxigênio suplementar.

Com isso, Luiza já pode sonhar com a ida para casa, uma vez que a desospitalizacao será com o serviço de atenção domiciliar “Melhor em Casa”. Enquanto isso não acontece, os cuidados médicos continuam.

Fonte: Repórter MT