Governo anuncia ‘corte’ em paredão do Portão do Inferno e a construção de nova pista; veja detalhes

Fonte:

O governador Mauro Mendes (União) assinou, nesta quinta-feira (28), um contrato para realizar a obra que colocará fim aos deslizamentos de terra no Portão do Inferno, na MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

O projeto, da Lotufo Engenharia e Construções Ltda., prevê a retirada total do maciço do Portão do Inferno, por meio de uma obra de “retaludamento” da encosta.

O retaludamento é um processo de terraplanagem através do qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes originalmente existentes no local, para se conseguir uma estabilização do mesmo.

Pelo projeto, o traçado atual da pista sofrerá pouca alteração – e a curva existente será suavizada. O contrato tem valor de R$ 29,5 milhões e a empresa terá 120 dias para concluir as obras.

Para executar o projeto, o Governo do Estado depende da aprovação do ICMBIo (Instituto Chico Mendes) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). O projeto foi encaminhado na semana passada.

“A Sinfra já encaminhou na semana passada o projeto da solução e com as justificativa técnicas e dois pedidos. Ao ICMBio que autorize a obra, e que o Ibama faça, de forma emergencial, a autorização de licença para a execução dessa obra, para resolver definitivamente esse problema”, disse o governador Mauro Mendes.

Imagem mostra solução e traçado:

portao tracado

 

 

portao do inferno

Fonte: Midianews