Funcionários são afastados com gripe e coleta de lixo tem atraso em Cuiabá

Fonte:

A coleta de lixo em Cuiabá tem registrado atraso nos últimos dias. O motivo é que há um número expressivo de funcionários da empresa responsável pelo serviço que estão com quadro de gripe. Os casos de gripe aumentaram nas últimas semanas na capital.

Por segurança, ainda mais na situação da pandemia, a empresa afasta os funcionários temporariamente até que se recuperem.

A Prefeitura de Cuiabá disse que já notificou a empresa responsável pelo serviço de coleta na capital, a Locar Gestão de Resíduos, em razão de eventuais atrasos no serviço de coleta de resíduos domiciliar registrados nos últimos dias.

Conforme relatado pela empresa, atrasos pontuais ocorrem pelos colaboradores que apresentaram quadro de síndrome gripal.A Empresa de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) solicitou à Locar para que seja intensificado o trabalho de coleta na sexta-feira (31), sábado (1º) e domingo (2), evitando o acúmulo de resíduos.

Para dúvidas, reclamações e sugestões, a população pode ligar para o contato 0800-002-0202.

Surto de gripe

Entre o último domingo (26) e às 14h dessa terça-feira (28), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas de Cuiabá realizaram 5.953 consultas médicas, sendo a grande maioria de pacientes com sintomas gripais.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, unidades que antes atendiam em torno de 150 pacientes por dia, passaram para uma média de 330, algumas chegando a até 500 atendimentos.

Um levantamento realizado pelo setor de estatística da SMS mostra que, de janeiro a novembro deste ano, 64% dos atendimentos realizados nas UPAs e Policlínicas são referentes a pacientes classificados com as cores verde e azul pela triagem, ou seja, pouco urgente ou sem urgência, conforme o Protocolo de Manchester, utilizado mundialmente nas unidades de saúde.

Essa realidade tem se mantido neste mês de dezembro.

Em razão do expressivo aumento na demanda, tendo em vista o surto de Influenza, a prefeitura lançou na última segunda (27) um Plano de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Com isso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram a atender aos pacientes com sintomas gripais leves em livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. Isso significa que pessoas com sintomas como coriza, mal-estar, febre, diarreia e tosse, devem procurar a unidade de saúde da família mais próxima de sua casa.

Fonte: Leia Agora