Frente fria começa a perder força neste fim de semana em Cuiabá

Fonte:

A forte frente fria que derrubou a temperatura em vários estados do país e fez Cuiabá bater duplo recorde de frio nesta quarta-feira (14.06) começa a perder força a partir desta sexta-feira (16.06). Os próximos dias ainda contarão com mínimas baixas, mas também terão grande amplitude térmica, com máximas acima dos 20°C.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira (16.06) a mínima esperada é de apenas 11°C e máxima de 20°C. Há pouca chance de chuva, mas o céu deve permanecer nublado boa parte da tarde e da noite. No sábado (17.06), a temperatura mínima sobe para 15°C e a máxima para 25°C. Novamente não há grandes chances de chuva e o céu deve ficar parcialmente nublado.

No domingo (18.06), a previsão é de poucas nuvens no céu. A temperatura mínima prevista é de 15°C e a máxima é de 27°C. Já na segunda-feira (19.06), o dia será mais quente, mas ainda terá uma mínima amena. Neste dia, a temperatura varia entre 16°C e 30°C.

Foto: Reprodução/ilustração

Mais frio que em São Paulo

O fenômeno meteorológico que tem ocasionado as baixas temperaturas nos últimos dias tem apresentado um comportamento peculiar, de acordo com a empresa de meteorologia Clima Tempo. Capitais como Cuiabá, Campo Grande (MS) e Rio Branco (AC) registraram temperaturas mais baixas do que São Paulo (SP), algo considerado raro. A situação tem sido observada desde terça-feira (13.06) e permanece nesta quinta (15.06).

De acordo com especialistas, a massa de ar frio de origem polar chegou com muita intensidade ao Brasil. A circulação de ventos sobre a América do Sul, em vários níveis da atmosfera, tem restringido parte do ar frio intenso sobre o Paraguai, resultando em temperaturas mais baixas no Centro-Oeste, em regiões como sul de Mato Grosso em comparação com São Paulo. Fonte: PNB