Reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo, revela que o fogo voltou a ganhar força no Pantanal de Mato Grosso e chegou às margens do Rio Paraguai.
Até então, o fogo subterrâneo entre as camadas do subsolo vinha sendo controlado no Parque Nacional, mas agora se espalhou pela superfície. O fogo na região começou em julho.
O incêndio atingiu as margens do Rio Paraguai e está ameaçando regiões que já estavam controladas. Segundo as equipes que atuam no combate, essa região ainda está muito seca. Por isso, os incêndios estão retornando à superfície e com força.
Há 15 dias, as equipes de combate aos incêndios florestais no Pantanal começaram a ser reduzidas, a partir da diminuição de focos e da chegada das chuvas.
Mas as chuvas ainda são muito fracas para penetrar no solo e extinguir o fogo subterrâneo.
Conforme o DIÁRIO informou, as queimadas continuam castigando biomas brasileiros. Na Amazônia, o fogo aumentou 121% em outubro em relação ao mesmo mês em 2019. Enquanto isso, o Pantanal teve o seu pior outubro de incêndios já registrado.
Na Amazônia, foram registrados 17.326 focos de queimada no último mês, segundo dados do Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Leia mais AQUI.
Fonte: Gazeta Digital