‘Fenômeno’ assusta moradores do CPA durante tempestade; vídeo

Fonte:

Para os moradores da região do CPA, o temporal registrado na noite desta terça-feira (27) foi para lá de assustador. Ventos fortes com velocidade de até 120 quilômetros por hora botou abaixo inúmeras árvores, muros e até pequenos postes. Telhados foram arrancados e fios arrebentados em várias pontos, o que causou grande prejuízo para residentes e comerciantes. Em algumas casas que tiveram destelhamento, houve pânico e gritaria.

Durante a tormenta que atingiu o CPA, um fenômeno natural raro foi visto e fotografado: Um redemoinho que circulou no entorno do condomínio Morada do Parque chegou a derrubar árvores e assustar muitos moradores dos prédios. Acompanhado com ventos fortíssimos e relâmpagos, o redemoinho obrigou moradores a abandonarem as sacadas.

“Foi como um pequeno furacão que atravessou o condomínio, escurecendo tudo e fazendo um barulho de ventania forte. Eu estava na sacada tentando fazer um vídeo e não deu para ficar. Senti medo e me recolhi”, disse a Luciana Neves, moradora da Torre I, que quase teve o celular arrancado da mão pelo vento. Mesmo assim, ela conseguiu fazer o registro do redemoinho, no instante em que um relâmpago o iluminou. “Vi daqui quando ele arrancou uma árvore da calçada. Deu muito medo”, disse ela.

De fato, vários moradores relataram ter visto o redemoinho. “Vi também e parecia que eu estava encarando um furacão. Impressionante e muito assustador. Não deu para ficar olhando. Já vi muitos redemoinhos, mas igual a esse nunca”, contou o mecânico Daniel Soares, morador do bairro Centro América.

A tempestade deixou moradores dos bairros Morada da Serra, Santa Cruz, Boa Esperança, Doutor Fábio, Morada do Ouro, Bela Vista, Renascer e Dom Bosco sem energia elétrica por horas e, apesar dos danos, ninguém se feriu. Os danos maiores foram mesmo na região do CPA, onde o Corpo de Bombeiros concentrou quase todas as ocorrências. Houve falta de energia em oito bairros e a Energisa precisou ativar um plano de contingência para que a energia fosse restabelecida.

Veja vídeo do redemoinho: