Fecomércio promove reunião com representantes do comércio para discutir sobre o coronavírus

Fonte:

A Fecomércio-MT e entidades que representam o comércio de Mato Grosso devem se reunir na federação, nesta quarta-feira (18), para discutirem medidas que visam reduzir o impacto econômico no comércio devido ao risco do contaminação do coronavírus. Por volta das 10h, os presidentes estarão disponíveis para conceder as entrevistas.
De acordo com José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso, “a expansão do novo coronavírus adquiriu o nível de pandemia, e por isso é necessário adotar medidas preventivas e de coordenação dos diversos segmentos do governo e da sociedade”.
A entidade tem orientado aos comerciantes sobre a situação do mercado, onde o Banco Central cortou a Taxa Selic, para evitar que as disfuncionalidades se ampliem e a atividade econômica seja significamente afetada.
Em relação a alta do dólar, a inflação está controlada internamente, a queda nos preços dos commodities devem influenciar os índices de preço para baixo, anulando a pressão do câmbio e mantendo os preços reduzidos.
Os bancos anunciaram que devem suspender por 60 dias o pagamento de dívidas de pessoa jurídica e física, sem cobrar juros, o momento é oportuno para se negociar as dívidas com as instituições financeiras.
O otimismo dos consumidores vem aumentando, porém, essa confiança provavelmente deve ser reduzida nos próximos meses.
No cenário de preços baixos, mas com possível queda na confiança dos consumidores, deve-se evitar estoques elevados, considerando que o surto do vírus é um problema temporário.
Deve-se ter equilíbrio no caixa, é importante renegociar prazos com os fornecedores, cortar gastos supérfluos, ter um esforço maior para aproximar os vencimentos de despesas com as receitas.
A jornada de trabalho deve ser feita de acordo com a movimentação das lojas.

O que: Reunião dos representantes do comércio sobre o coronavírus

Quando: Dia 18/03

Matéria continua após a publicidade

Horas: 8 horas

Onde: Fecomércio-MT, Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 3501, Cuiabá-MT