O Brasil chegou, neste domingo (28), à marca de 57.658 mortes causadas pela Covid-19, segundo o consórcio de veículos de imprensa. Nas últimas 24 horas foram registrados 555 óbitos.
Casas noturnas estão proibidas de funcionar nesse estágio da quarentena no estado de São Paulo. A balada, que fica na Freguesia do Ó, no noroeste da cidade, ainda anunciou pra este domingo (28) o show de uma dupla sertaneja.
Também teve festa em uma casa no Morumbi, zona sul de São Paulo. A rua ficou lotada de carros na noite deste sábado. Uma moradora filmou a movimentação com o celular: “A gente não consegue nem passar na rua. Não tem nem aonde estacionar”. Ela e uma outra mulher ficaram indignadas: “Não pode ir nos colégios, não pode ir trabalhar, mas pode ir para farra… Bonito, né? Todo mundo sem máscara, não tá acontecendo nada! Vocês não tem medo de coronavírus, não?”
Enquanto a doença avança pelo interior, a capital e algumas cidades da Grande São Paulo vão retomando atividades econômicas. Bares, restaurantes e salões de beleza deverão reabrir – com restrições – a partir de 6 de julho. E, neste domingo, o hospital de campanha montado no estádio do Pacaembu será desativado depois de quase três meses.
O hospital tem 200 leitos e não chegou a ficar lotado. Neste domingo, ele está com 5 pacientes internados. Os equipamentos serão enviados a três hospitais públicos na Zona Leste de São Paulo.
A cidade do Rio de Janeiro reabriu neste sábado o comércio de rua, assim como salões de beleza e barbearias que não ficam dentro de shoppings. A reabertura tem restrições de horário e de capacidade de atendimento e estava prevista pra começar no dia 2 de julho, mas a prefeitura decidiu antecipar. A reabertura de bares e restaurantes foi mantida para o dia 2.
Já a prefeitura de Belo Horizonte voltou atrás nas medidas de flexibilização. A partir desta segunda (29), só serviços essenciais vão poder funcionar – como farmácias, supermercados, agências bancárias e lojas de material de construção. Salões de beleza e lojas de calçados e de cosméticos, por exemplo, vão voltar a fechar.
Belo Horizonte alcançou a taxa de 87% por cento de ocupação dos leitos de UTI. Mesmo assim, o fim de semana na cidade teve ruas cheias e desrespeito ao decreto que obriga o uso das máscaras.
MATO GROSSO
Em Mato Grosso, uma decisão da Justiça determinou o fechamento de parques da capital Cuiabá. Só que muitas pessoas invadiram as áreas isoladas, inclusive sem máscaras – que também são obrigatórias na cidade.
No Pará, a prefeitura de Belém começou a fazer testes rápidos em massa pra verificar a existência de anticorpos na população. Esses dados vão servir de base para definir a flexibilização do isolamento e a retomada de atividades.
Este foi o primeiro fim de semana de Florianópolis com a tradicional avenida Beira-mar fechada. Mesmo assim, teve gente que desrespeitou a determinação. Por causa do avanço da Covid-19, a prefeitura decidiu voltar atrás em atividades que antes estavam liberadas.
Neste domingo, o gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, amanheceu cheio de cruzes. Elas foram colocadas por um grupo em homenagem às vítimas da Covid-19 do Brasil.
Fonte: Folhamax