Espetáculo da Superlua pode ser observado nesta quarta-feira; veja como

Fonte:

Os amantes da astronomia poderão contemplar mais um espetáculo nesta quarta-feira (13). A segunda Superlua do ano poderá ser observada esta noite, a partir das 16h30, em todo Brasil. Para observar a então chamada Lua dos Cervos, não é necessário nenhum equipamento, apenas que as condições meteorológicas estejam favoráveis. Esta será a maior lua do ano, conforme meteorologistas.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a maior parte de Mato Grosso terá boas condições de fazer a observação, mesmo tendo muitas nuvens encobrindo o céu do estado.

Fenômeno da Superlua pode ser visto a olho nu, mas melhor observado com a utilização de binóculos ou telescópios. Na foto, Lohanna Gabriela improvisa para tirar boas fotos da lua.

Abaixo uma foto tirada nesta  terça-feira (12.07) por Lohanna Gabriela de Souza utilizando um telescópio amador simples. Na imagem é possível ver algumas crateras da lua. Junto com a mãe Valquíria e o irmão Arian Salviano, ela não perde nenhum evento importante do céu.

Foto tirada por Lohanna Gabriela

Somente a parte sul e uma pequena faixa do sudoeste do estado terá nuvens encobertas, o que pode gerar pancadas de chuvas isoladas, na tarde desta quarta. A melhor parte para observação será numa faixa do leste, que terá poucas nuvens no céu.

O melhor momento para observação será na primeira hora após o nascimento da Superlua. Ela poderá apresentar diferentes variações de tonalidade, como: amarelada, alaranjada ou avermelhada. A interação com a atmosfera atua para a alteração.

Condições do céu no estado. Foto: Inmet

Usando o celular, aplicativos como Skywalk, Starchart, Sky Saari e Stellarium são facilitadores para descobrir os melhores horários de visibilidade na sua localidade. Além disso, os apps são úteis para encontrar a posição de outros corpos próximo da Terra. (Com informações do Primeira Página)