Diretorias optaram pelo modelo semanal de aulas presenciais, com divisão da presença física dos estudantes por série
Escolas particulares voltaram a receber alunos em Cuiabá nesta segunda-feira (1º). Foram 10 meses e 10 dias de suspensão total das atividades presenciais por causa da pandemia.
As aulas passaram a ocorrer em modelo híbrido, com alternância semanal por séries do ensino fundamental e médio e com limitação a 50% do total de alunos matriculados.
“Nesse modelo, nós temos tempo para fazer a desinfecção das escolas no fim de semana. Os alunos foram recebidos por entradas diferentes, uma para o ensino fundamental e outra para o ensino médio, com medição de temperatura e uso obrigatório de máscara”, disse diretor do Maxi, professor Carlos Alberto Leão.
Hoje, o número alunos variou entre 80% e 95% da quantidade de estudantes que eram esperados. No colégio Salesiano São Gonçalo, cerca de 350 alunos do ensino médio eram aguardados e 315 compareceram. No ensino fundamental (1º ao 9º ano), houve uma média de 50%.
“O nosso cálculo é que 95% do público esperado para o primeiro dia no modelo híbrido compareceu. Consideramos esse número muito bom, levando em conta que ficamos quase um ano com as escolas fechadas e temos ainda um cenário de pandemia”, disse a supervisora Derli Cléria.
Além das medidas de biossegurança exigidas pelo decreto da Prefeitura de Cuiabá, as escolas adotaram algumas medidas próprias, como a liberação escalonada para o intervalo e a disponibilidade de médico para eventual necessidade.
Conforme a direção das escolas, pais ou responsáveis pelos alunos receberam uma semana antes da reabertura um documento em que são explicadas as medidas de proteção que seriam adotadas e uma autorização para a ida dos filhos para a escola.
Fonte: O livre