Escolas particulares de Cuiabá retomam aulas presenciais

Fonte:

Movimento “Escolas Abertas Cuiabá” realiza nesta quarta-feira (24.02) o evento “Retorno Seguro às Escolas – Como eu e você podemos contribuir”

Ainda que diante do cenário pandêmico, com poucas vacinas disponíveis, as escolas particulares de Cuiabá começaram a ministrar aulas presenciais e de forma híbrida.

Entre as unidades educacionais mais tradicionais da capital, o Colégio Salesiano São Gonçalo retomou as aulas nesta semana. As escolas afirmam seguir diretrizes do decreto 8.305 da Prefeitura de Cuiabá.

Inicialmente, somente os alunos da educação infantil, período estendido e cursinhos terão aulas totalmente presenciais. Já as turmas dos anos iniciais (de 1º ao 5º ano), anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio terão aulas na modalidade remota até esta sexta-feira (26.02). A partir do dia 1º de março, os alunos das séries fundamentais e ensino médio terão aulas de forma híbrida.

Na tentativa de traçar um plano para a retomada das atividades, o Movimento “Escolas Abertas Cuiabá” realiza nesta quarta-feira (24.02), a partir das 19h30min o primeiro evento chamado “Retorno Seguro às Escolas – Como eu e você podemos contribuir”.

A coordenadora geral do movimento, Francielle Brustolin, e membros da comissão de saúde entregaram um memorial técnico-científico sobre a segurança das escolas na volta às aulas pelo sistema híbrido ao presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, e à juíza presidente da Comissão da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Adriana Sant´anna. Este mesmo documento será entregue à Câmara Municipal e à Assembleia Legislativa.

“Nós montamos um plano de contingência que segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e já apresentamos para as secretarias estadual e municipal de Educação. O plano estabelece todas as normas para que os alunos possam acessar as dependências da instituição sem o risco de contaminação pelo novo coronavírus”, destaca a supervisora escolar Derli Cleria, do Colégio Salesiano São Gonçalo.

Assessoria

Aulas escola

Novo normal

No Colégio São Gonçalo, os alunos têm as temperaturas aferidas, devem cumprir as medidas de distanciamento, assim como obedecer à separação das carteiras dentro das salas de aula. Também devem usar máscaras, inclusive, tendo unidades extras para serem trocadas durante todo o período em que permanecerem na escola.

Ainda de acordo com o plano de contingência, as salas são higienizadas a cada troca de turno, bem como os banheiros e as demais áreas de uso comum. Os ambientes estão com ventilação constante.

Foi disponibilizado um médico para fazer a triagem constante dos profissionais de forma a evitar que qualquer sintoma seja negligenciado.

As aulas da disciplina Educação Física serão ministradas dentro da sala de aula com conteúdos teóricos ou jogos pedagógicos. Todas as reuniões e demais atividades que possam gerar aglomeração estão suspensas.

Assessoria

Movimento Escolas Abertas Cuiabá

Movimento “Escolas Abertas Cuiabá”

A escola recomenda ainda que os alunos usem objetos individuais como garrafas de água, copos, materiais escolares para evitar o uso coletivo e, consequentemente, possível contaminação.

Pandemia

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Mato Grosso registrou nesta terça-feira (23.02) o maior número de vítimas fatais de covid-19. O recorde era da semana passada, quando o estado registrou 40 óbitos em um único dia. Nesta terça-feira (23.02), foram 43, totalizando 5.694 mortes desde o começo da pandemia.

O número de infecções confirmadas também é o maior do ano. Nesta terça-feira, foram 1.764 novos casos confirmados da doença, chegando a 244.620 desde o começo da pandemia. Atualmente, 1.087 pessoas estão internadas em decorrência da doença e 7689 estão em isolamento domiciliar.

As informações são do Site PNBOnline