Escola Técnica de Cuiabá terá capacidade para 1400 alunos

Fonte:

Após um período paralisada por falta de repasse de recursos federais, a construção da Escola Técnica (ETE) de Cuiabá foi retomada na tarde desta segunda-feira (01.06), com anúncio feito pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nitlon Borgato. A unidade terá capacidade para atender 1.400 alunos e a previsão é que esteja concluída em cinco meses. Para garantir o retorno da obra, o Governo destinou recursos da ordem de R$ 2,25 milhões.

Para o secretário Nilton Borgato, a conclusão da unidade encerrará um período de espera de mais de 10 anos. “O convênio dessa construção é de 2009, ou seja, a população aguardou uma década para conclusão dessa obra, que é fundamental para a população cuiabana e também para os municípios vizinhos. Esperamos produzir muito conhecimento para qualificar os cidadãos que merecem ter um futuro mais promissor”, ressaltou o gestor.

O secretário informou ainda, que além da ETE de Cuiabá, as obras das construções das escolas técnicas dos municípios de Cáceres, Água Boa e Primavera do Leste (200km, 740km e 240 km de Cuiabá) também foram retomadas. “As unidades têm um padrão similar e serão ambientes propícios para a produção de conhecimento. Outras obras de escolas técnicas também serão retomadas nos próximos meses, é um compromisso do governador com a sociedade mato-grossense”, informou.

Matéria continua após a publicidade

A unidade está com 90% da obra concluída. Até o momento, foram investidos recursos da ordem de R$ 10.981.256,96. O novo prédio contará com 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, um auditório com capacidade para 150 pessoas, quadra poliesportiva, biblioteca, centro de vivências (refeitório e jardim) e salas para o administrativo pedagógico. Ao todo, a nova escola técnica contará com uma área de 5.577 metros quadrados.

Governador Mauro Mendes durante assinatura da ordem de serviço para retomada da construção da Escola Técnica Estadual de Cuiabá
Créditos: Mayke Toscano/Secom-MT

“Estamos muito contentes em retomar a construção dessa escola tão importante para a Baixada Cuiabana. Hoje, temos mais de 100 obras em andamento no Estado e asseguro que não faltarão recursos para concluí-las. Estamos muito atentos às obras, inclusive, durante a visita na escola já solicitei melhorias, pois queremos e devemos manter um padrão de qualidade nas obras públicas. Parabenizo o secretário Borgato e a equipe que esteve envolvida nesta ação”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O deputado estadual Wilson Santos também participou do evento e ressaltou a importância da continuidade dessas obras para o Estado. “Essas construções se arrastaram por muito tempo sem nenhuma entrega. Parabenizo o governador Mauro Mendes pela gestão austera e responsável com os gastos púbicos”, enfatizou o parlamentar.

Também estiveram presentes o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o responsável pelo responsável técnico da empresa BK Construções, Luiz Renato Bambirra, o superintendente de Educação profissional e Superior da Seciteci, Aryeh Craveiro, e a diretora da ETE de Cuiabá, Simey Adriant Alcalá.