Emanuel e Botelho debatem na AMM os modais VLT e BRT, desde tarifa até funcionamento

Fonte:

Durante live realizada na noite de terça-feira (5), o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), confirmou a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (UB) na Conferência Municipal sobre o o Modal de Transporte Veiculo Leve sobre Trilho x Bus Rapid Transit, nesta quinta-feira (7) no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios de Mato Grosso  (AMM-MT).

O encontro reúne representantes de vários setores, técnicos e agentes políticos para debater a troca de modal no eixo Cuiabá-Várzea Grande.

Estará presente o prefeito de Cuiabá que realizar[á a defesa do VLT e Botelho o BRT. A mudança dos modais de transporte foi decidida pelo governo em dezembro de 2020, após anunciar que o valor da nova obra seria de R$ 430 milhões, recursos bem menores do que seriam gastos para terminar o VLT.

“O deputado Botelho pediu espaço e vai defender o BRT e eu vou defender o VLT. Vai ser um debate de alto nível, onde técnicos vão discutir em alto nível. E não vai ter palhaçada, não vai ter farofada, não não vai ter agressão, será uma discussão técnica”, pontuou.

Seu rival político, o governador Mauro Mendes (UB) também foi convidado para o debate, mas até o presente momento não confirmou se irá ou se vai mandar representante.

“Convidei o governador do Estado e a sua equipe e garanti alto nível de debate técnico para que eles possam defender o BRT como eu vou defender o VLT. Queremos fazer o do primeiro debate técnico de alto nível apontando vantagens e desvantagens de cada modal”, completou.

O prefeito disse ainda que na conferência será debatido tudo que envolve cada um dos modais, inclusive a tarifa e funcionamento do sistema.

“Ninguém conhece o VLT, então iremos mostrar tudo. Como funciona o VLT? Quantos foi gasto? A tarifa, manutenção, como vai funcionar o sistema? Como vai ser e quanto será gasto pra concluir essa obra, o traçado que ele faria. E o mesmo será para o BRT, demonstrar quanto foi pago, quanto mais será gasto, quantos ônibus comprados, quanto vai custar, e é o Governo do Estado quem vai pagar? Valor do tarifa e outros”, finalizou.

Veja a lista dos convidados

– PODER EXECUTIVO DE CUIABÁ

-PODER EXECUTIVO DE VÁRZEA GRANDE

-CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

-CÂMARA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE

-GOVERNO DO ESTADO

-ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MT

-CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MT (CREA)

-FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO ESTADO DE MATO GROSSO (FECOMÉRCIO)

-FEDERAÇÃO MATO-GROSSENSE DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE BAIRROS (FEMAB)

-ASSOCIAÇÃO DOS MATO-GROSSENSE DOS MUNICÍPIOS (AMM)

-JEAN PEJO – EX-SECRETÁRIO DA SECRETÁRIA NACIONAL DE MOBILIDADE E SERVIÇOS URBANOS (SEMOB) / SECRETÁRIO GERAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE FERROVIAS (ALAF)

-JOSÉ PICOLLI NETO – DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO E PLANEJAMENTO – VLT RIO DE JANEIRO

-MÁSSIMO GIAVINA – VICE-PRESIDENTE DO SINDICATO INTERESTADUAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS FERROVIÁRIOS E RODOVIÁRIOS (SIMEFRE) – (ONLINE)

-VICENTE ABATE – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA (ABIFER)

-SILVIA CRISTINA SILVA – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE METRÔ (AEAMESP)

-UBIRATAN ALVES DE FREITAS – GERÊNCIA EXECUTIVA DE GOVERNO (GIGOV) DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

-RAFAEL DETONI MORAES – SECRETÁRIO ADJUNTO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO METROPOLITANO (SINFRA)

-CONSÓRCIO CONSTRUTOR BRT CUIABÁ – VENCEDOR DA LICITAÇÃO DO BRT

-CREA

-CAU

-UFMT

-IFMT

-FIEMT

-SINDUSCON

-CDL

-FECOMÉRCIO

-UCAMB

-FEMAB

-OAB

-UNIVAG

-UNIC

-MPE

-MPF

Fonte: O Bom da Notícia