Em janeiro próximo, a Secretaria Municipal de Cultura irá entregar as obras de restauração do Beco do Candieiro, no Centro Histórico de Cuiabá.
O local foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original.
A pavimentação da rua foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço.
A calçada foi rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram recolocados com iluminação moderna.
Segundo a Prefeitura, a obra faz parte da política da atual gestão de dar atenção especial a prédios e monumentos históricos, carregados de simbolismo e herança cotidiana na vida de milhares de pessoas.
Foram mais de 10 equipamentos históricos restaurados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
A proposta da Prefeitura é a integração entre secretarias municipais para fomentar a ocupação do Centro Histórico e levar a população a frequentar as primeiras ruas da Capital com tranquilidade.
A Secretaria de Cultura comandou a restauração e/ou revitalização de 10 equipamentos históricos do Centro de Cuiabá, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Cidades Históricas, em 2019.
São elas: entorno do Casarão do Beco Alto, Praça Senhor dos Passos, Praça Largo Feirinha da Mandioca, Praça Caetano Albuquerque, Praça Dr. Alberto Novis, Museu da Imagem e do Som MISC, Chafariz do Mundéu, Obelisco da Praça Luis de Albuquerque, Estátua de Maria Taquara, primeira etapa de restauração da Casa de Bem-bem.
No momento, encontram-se em fase de aprovação de projeto pelo Iphan para continuação do restauro da Casa Procon, Igreja Senhor dos Passos eCasarão da Funai.
Ainda na Pasta de Cultura, o segmento de Patrimônio Histórico possui cadeira fixa no Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá, para colaborar e fiscalizar ações da gestão para o setor.
O segmento aprovou 15 projetos culturais em edital de Fomento, financiado pela Lei Federal Aldir Blanc, coordenado pela Pasta e pelo Conselho.
A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em conjunto com a Secretaria de Fazenda trabalham na elaboração de um plano para atrair empresas para o Centro Histórico, oferecendo incentivos fiscais para a permanência e ocupação da região, inclusive com funcionamento noturno.
Já a Secretaria da Gestão, por exemplo, comanda o estudo de viabilidade para revitalização do Mercado Miguel Sutil, mais conhecido como Mercado Municipal.
O levantamento deve contar com informações técnicas, econômicas, financeiras e jurídicas que apontem para a viabilidade de execução dos projetos.
O resultado também mostrará se há possibilidade para criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para o desenvolvimento das obras.
Fonte: Diário de Cuiabá