Édio Martins e Jonail Costa se reelegem para o comando da Ucamb

Fonte:

Édio de Souza Martins e Jonail da Costa da chapa “De comunitários para comunitários” foram reeleitos como presidente e vice-presidente da União Cuiabana das Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) para mais quatro anos de mandato, de 2020 a 2023. A recondução de Martins, assim como Jonail aconteceu em evento realizado na manhã deste domingo (15) na sede da entidade, no bairro do Porto.

Os presidentes das associações comunitárias é que têm direito ao voto e elegeram a chapa por unanimidade. A Ucamb é uma entidade representativa que reúne 220 associações de moradores de bairros da Capital e tem como principal fim a união, o trabalho conjunto e a luta permanente pela melhoria dos bairros e suas populações. Compareceram ao evento cerca de 350 pessoas, além da presença maciça dos presidentes comunitários, autoridades, como o deputado Elizeu Nascimento e moradores.

No seu pronunciamento, Édio agradeceu os votos novamente recebidos e disse que, ao longo do tempo, o movimento comunitário tem crescido em números, ações e representatividade. Ele lembrou que a união de todos sempre dá resultados. “Se nos mantivermos unidos, coesos, colheremos bons frutos. Édio destacou também que a nova sede da Ucamb foi uma conquista da atual gestão, através do então governador Blairo Maggi, assim como o encaminhamento de propostas para que os bairros sejam melhor atendidos pelo poder público. “Aos poucos, ano após anos, vamos conquistando espaços, como secretarias municipal e estadual ocupadas pelo movimento comunitário. “Isso é prova de que os comunitários ganham prestígio e reconhecimento de forma gradual. “É a valorização de cada um de nós, pela força de trabalho e a disosição de lutar pelas comunidades”, afirmou ele.

Matéria continua após a publicidade

Projetos novos

Entre os principais projetos para o novo mandato, Édio Martins destacou a ideia do cadastramento digital dos presidentes, associações e dos moradores, com a implantação de uma espécie de “carteira comunitária”, o que dará mais velocidade e controle do trabalhos. A atualização do registro cartorário das associações é defendido como um dos principais projetos para o ano que vem, atualizando dados, criando e revalidando o CNPJ e os documentos de ada associação.

“Precisamos nos organizar cada vez mais”, disse Édio. Outro projeto prevê a reforma da sede da Ucamb, no valor de R$ 15 mil, cujos recursos também foram garantidos pelo ex-senado Blairo Maggi. A Ucamb se beneficiará de emendas parlamentares e transferências para ampliar suas ações e também criará já no início de 2020 quadros sociais na sua estrutura, para cada setor seja coordenado por um titular.

Édio anunciou uma parceria que dará condições para que sejam ministrados cursos de gestores comunitários, melhorando a qualificação dos diretores e presidentes de bairros.

Jonail, por sua vez, se referiu às conquistas, citando que a reeleição por unanimidade é a resposta ao trabalho que a diretoria da Ucamb desenvolve. “É um trabalho árduo e difícil, mas os resultados nos confortam e nos mostram que estamos na direção certa”, observou.

O vice-presidente chamou todos para que a partir do ano que vem multipliquem seus esforços para novos saltos do movimento comunitário de Mato Grosso.