Dos 385 casos confirmados, MT tem 220 pacientes recuperados do coronavírus

Fonte:

Do total de 385 casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso, 220 já estão recuperados da doença. O número de pacientes que se curaram representa 57% do total, conforme o Boletim Informativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta quarta-feira (06.05).

Apesar do cenário positivo, o Estado ainda não deve comemorar, pois a manutenção da situação confortável depende da continuidade das medidas de segurança e da política de saúde do Governo.

“Mato Grosso adotou medidas restritivas logo após a confirmação do primeiro caso, em março. Determinamos o revezamento nos órgãos públicos, o isolamento social, principalmente, das pessoas que estão enquadradas no grupo de risco, além de sermos o primeiro Estado a adotar a obrigatoriedade no uso de máscaras de proteção em estabelecimentos públicos e privados”, afirmou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Matéria continua após a publicidade

“Acredito que a continuidade do isolamento dos grupos de risco e o uso da máscara seja essencial para minimizar a disseminação do novo coronavírus”, completou o gestor.

O secretário apontou que o mês de maio será o de maior enfrentamento da doença, uma vez que os municípios estão flexibilizando a abertura do comércio e volta às aulas. Ele explicou, no entanto, que a flexibilização pode ser revista, uma vez que tem relação com o número de casos confirmados e quantidade de leitos hospitalares disponíveis.

“Mato Grosso ainda está confortável em relação a isso, já que temos 94 leitos de UTI e 394 de enfermaria disponíveis na rede pública e 30 pacientes internados, sendo apenas 19 em hospitais estaduais. Essas medidas podem ser revistas, já que continuamos trabalhando, e muito, para darmos as melhores condições de saúde à toda a população”, disse.

De acordo com o boletim, Cuiabá tem 112 pacientes recuperados da Covid-19 e 41 ainda em monitoramento. Do total de casos confirmados (155), duas pessoas moradoras de Cuiabá morreram por complicações causadas pela doença, além de uma terceira vítima, que morreu na capital mato-grossense, mas era residente do Rio de Janeiro.

O segundo município com maior número de recuperados é Sinop, com 17. No entanto, a cidade tem dois óbitos por coronavírus e dois pacientes ainda monitorados. Já São José dos Quatro Marcos, tem 15 pessoas que se recuperaram e não possuem nenhum monitorado ou óbito pela doença.

As informações completas sobre os casos de coronavírus em Mato Grosso podem ser conferidas diariamente no Boletim Informativo divulgado às 17h pela SES.

Novos casos nesta quarta-feira

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (06.05), 385 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Os casos confirmados estão em Cuiabá (155), Rondonópolis (50), Várzea Grande (22), Sinop (21), Tangará da Serra (13), Primavera do Leste (11), Cáceres (10), Nova Mutum (9), Lucas do Rio Verde (9), Jaciara (9), Mirassol D’Oeste (8), São José dos Quatro Marcos (6), Querência (5), Confresa (5), Sorriso (4), Barra do Garças (4), Peixoto de Azevedo (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Rio Branco (2), Poconé (2), Jangada (2), Chapada dos Guimarães (2), Canarana (2), Aripuanã (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), São Pedro da Cipa (1), Rosário Oeste (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Monte Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1) e residentes de outros Estados (10).

Nas últimas 24 horas, surgiram 19 novas confirmações em Cuiabá (7), Várzea Grande (1), Nova Mutum (4), Primavera do Leste (1), Lucas do Rio Verde (1), Querência (2), Confresa (1), Chapada dos Guimarães (1) e residentes de outros Estados (1).

Dos 385 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 122 estão em isolamento domiciliar e 220 estão recuperados. Há ainda 30 pacientes hospitalizados, sendo 19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria.

No boletim, a SES também divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 94 leitos de UTI e 394 leitos de enfermaria especificamente para pacientes com coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 56% dos diagnosticados são do sexo feminino e 44% masculino; além disso, 176 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 2.368 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 129 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Na última terça-feira (05), o Governo Federal confirmou 114.715 casos da Covid-19 no Brasil e 7.921 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério não atualizou os dados desta quarta-feira (06).