Dez bairros de Cuiabá são recordistas em não cumprir toque de recolher

Fonte:

O toque de recolher faz parte da Operação Integrada de Prevenção à Covid-19

Em Cuiabá, 10 bairros têm batido o recorde de desrespeito ao toque de recolher imposto pela Prefeitura de Cuiabá, que proíbe a circulação de pessoas nas ruas das 20h às 5h. De acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (6), entre os dias 29 de junho e 5 de julho, a Secretaria Municipal de Ordem Pública registrou 135 denúncias.

No primeiro dia de prorrogação, na segunda-feira (29), houve apenas 7 denúncias. Na terça (30) subiu para 12; na quarta (1º) houve 16 chamados; na quinta (2) foram 10 ocorrências.

O final de semana marcou o pico de denúncias, com 25 chamados na sexta-feira (3), quando começou a valer o toque de recolher a partir das 20h até as 5h da manhã. No sábado (4), houve 44 denúncias; e 21 chamados foram registrados neste domingo (5).

Desde o início do toque de recolher, no dia 13 de junho, já houve chamados em 136 bairros da capital, que somam um total de 400 denúncias.

Os bairros com mais incidentes são Pedra 90, com 16 registros; Tijucal com 12; Três Barras com 11; Morada da Serra e Parque Cuiabá, com 10 cada; Alvorada 1º de Março, com 9 denúncias cada; Parque Nova Esperança com oito; Osmar Cabral e Residencial Sucuri, com sete denúncias cada.

Com relação às faixas de horários, as ocorrências foram em maior quantidade por volta das 23h, com 44% das denúncias. Na faixa de meia-noite, estão 20% das ocorrências; 16% ocorrem por volta das 22h; 10% na faixa de 1h; 6% na faixa de 2h, 3% em torno de 3h e 1h após as 4h.

O toque de recolher faz parte da Operação Integrada de Prevenção à Covid-19. As equipes são compostas por cerca de 60 pessoas – entre agentes de fiscalização da Secretaria de Ordem Pública, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e policiais militares – que percorrem todas as regiões da cidade, diariamente, entre 20h e 5h, atendendo às denúncias feitas pela população através do 190 e também agindo de ofício, ou seja, atuando em situações com as quais se depararam mesmo sem haver denúncia.

Conforme relatório da Secretaria de Ordem Pública, após o Decreto municipal nº 7.956, que estabeleceu o toque de recolher, verificou-se significativa redução de aglomeração de pessoas, tendo em vista que os estabelecimentos cumpriram com a determinação de restrição de horário, salvo raras exceções que foram devidamente notificadas.

Com Informações: PNBOnline