Detentos iniciam rebelião no presídio da Mata Grande

Fonte:

No início da tarde deste sábado (11), um grupo de reeducandos iniciou um motim na penitenciária Major Eldo de Sá, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (219 km de Cuiabá).

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) ainda não sabe o que teria motivado a ação dos presos. No entanto, a ação foi controlada rapidamente pelos agentes penitenciários da unidade.

O princípio de motim aconteceu em dois raios da unidade prisional. Nenhum  agente ficou ferido. Equipes do Serviço de Operações Especiais (SOE) também se deslocaram até a penitenciária, e o setor de inteligência da Sesp já está apurando a motivação da ação dos presos.

Matéria continua após a publicidade

Em dezembro de 2019, a foi autorizada pelo governo do estado uma reforma no presídio, com proibição de instalação de tomadas nas celas. Também tornou-se obrigatória a criação de uma Área de Segurança Penitenciária Estadual (Aspe) no entorno dos estabelecimentos penais de Mato Grosso para evitar fugas, arremessos de objetos, de materiais ilícitos e explosões, além do contato dos presos, por qualquer meio, com o exterior.

Atualização às 17h32: O princípio de motim aconteceu nos raios 1 e 3. Um recuperando, de nome Erick Matheus Alves, foi alvejado na nádega e encaminhado ao Pronto Atendimento. Nenhum recuperando foi morto.

Fonte: Olhar Direto