Os boêmios não perderam a oportunidade e lotaram os bares na Praça Popular, na noite de sábado (25), região mais badalada de Cuiabá. Mesmo que a pandemia não tenha chegado ao fim, dando apenas uma trégua para cidade, após medidas severas e centenas de óbitos, as pessoas sem aglomeravam, abraçavam, dançavam, bebiam sem o distanciamento devido e sem o uso da máscara de proteção.
Apesar da permissão para o retorno, os bares deixaram algumas medidas sanitárias passar. Diante disso, agentes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), acompanhados da Polícia Militar (PM), estiveram no local e deram orientação aos proprietários, assim como uma lista de regras, que devem ser cumpridas para o funcionamento.
Ao Repórter MT, a equipe explicou que neste final de semana o trabalho seria apenas orientativo, para não pegar os empresários “desprevenidos”, mesmo que as medidas sejam as mesma utilizadas em reabertura anterior. Os agentes também pontuaram que da forma como estava ocorrendo, na noite de sábado, não é autorizado, visto que havia pessoas aglomeradas, sem o distanciamento devido e o uso de proteção, e cabe ao comércio gerir os seus clientes.
Caso a situação continue a mesma, não só na Praça Popular, mas em qualquer estabelecimento, os proprietários serão multados e a dispersão será realizada.
A Capital deixou a classificação de risco muito alto e passou para alto para a contaminação. Além disso, houve mudanças e um novo decreto estadual autorizou reabertura do comércio não essencial, às quais acolheram até os salões de beleza e academias. Para a Prefeitura de Cuiabá não houve opção, já que uma determinação judicial compele que o município siga o decreto o Executivo.
Entretanto, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deve divulgar na próxima semana, normas de funcionamento, assim como horários, para adoção das empresas. (As informações são do site Repórter MT)
Veja vídeo: