Cuiabá sai na frente, cede empate ao Palmeiras, mas segue vivo na briga por permanência; veja gols

Fonte:

Por muito pouco, o Cuiabá não deixou a Arena Pantanal com um pé na permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Jogando bem e com ótima atuação do goleiro Walter, o melhor homem em campo, o Dourado chegou a estar vencendo até os 30 minutos do segundo tempo, quando sofreu o empate. Jonathan Cafu abriu o placar para o time da casa, no primeiro tempo e José Lopez empatou de cabeça aproveitando um rebote do goleiro do Cuiabá. Com esse resultado, o time cuiabano vai a 38 pontos fica a uma vitória da permanência. Apesar do tropeço, o Cuiabá viu subir suas chances de permanência na elite (veja mais abaixo).

Já com a taça do Campeonato Brasileiro garantida, o Palmeiras enfrentou o Cuiabá e tomou um susto no começo do jogo, com os donos da casa jogando bem e saindo na frente na noite deste domingo. Os campeões melhoraram no segundo tempo, empataram e evitaram que a faixa fosse carimbada na Arena Pantanal, mantendo a invencibilidade como visitante na competição. O Cuiabá, que com uma vitória praticamente garantiria a permanência na Série A, agora volta a correr riscos de rebaixamento e terá mais duas rodadas para evitar a degola.

Primeiro tempo

Jogando por sua sobrevivência na Série A, o Cuiabá não se assustou com o campeão brasileiro e atacou o Palmeiras. Deyverson, que tem história no rival, quase marcou aos 4 minutos. Um minuto depois, Jonathan Cafu aproveitou rebote de Weverton após boa jogada de André Luís a abriu o placar. Desfalcado de Gustavo Scarpa e Zé Rafael, suspensos, o Palmeiras teve dificuldade em furar a retranca dos donos da casa. O Palmeiras conseguiu se encontrar na metade do primeiro tempo. A melhor chance foi aos 27 minutos, desperdiçada por Rony. Marllon, aos 37, quase ampliou para o Cuiabá, porém. No intervalo, vitória cuiabana por 1 a 0.

Jonathan Cafu marcou o gol do Cuiabá no início da partida, na Arena Pantanal

Segundo tempo

O Palmeiras voltou mais aceso no segundo tempo, mas encontrou uma barreira pela frente: o goleiro Walter. O arqueiro do Cuiabá teve atuação impressionante no começo da etapa final, com grandes defesas que evitaram o empate do Palmeiras. Os donos da casa tentavam ampliar no contra-ataque: Deyverson teve boa oportunidade aos 28 minutos, mas Weverton defendeu. O Palmeiras conseguiu empatar aos 30. Gabriel Menino cobrou falta na pequena área, Walter se atrapalhou, e López aproveitou o rebote para marcar de cabeça.

O empate em casa mantém o Cuiabá em zona de risco no Campeonato Brasileiro. O time continua na 16ª posição, agora com 38 pontos. São quatro pontos a mais do que Atlético-GO e Ceará, que estão na zona de rebaixamento, com seis pontos em disputa no torneio. Para o Palmeiras, nada muda: continua em primeiro, com 78 pontos, celebrando mais uma taça.

Igor Cariús e Danilo em Cuiabá x Palmeiras

Igor Cariús e Danilo em Cuiabá x Palmeiras (Foto: Gil Gomes/AGIF)

Próximos jogos

O Cuiabá volta a campo na próxima quinta-feira, quando enfrenta o Atlético-MG, às 20h, em Belo Horizonte – depois, no domingo, recebe o Coritiba em casa. O Palmeiras joga outra vez na quarta, contra o América-MG, no Allianz Parque, às 21h30, e encerra o Brasileiro no domingo, contra o Inter, em Porto Alegre.

Veja os melhores momentos da partida

CUIABÁ 1X1 PALMEIRAS  36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Data e horário: 06/11/2022, às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Gols: Jonathan Cafu, 15’/1ºT (1-0); José López, 30’/2ºT (1-1)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan (Jorge, 18’/2ºT); Danilo, Artuesta, Bruno Tabata (Merentiel, 29’/2ºT); Dudu (Rafael Navarro, 18’/2ºT), Manuel Lopez e Rony (Breno Lopes, 42’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.
CUIABÁ: Walter; Joaquim, Empereur, Marlon; Igor, Marcão Silva, Pepê (Camilo, 22’/1ºT), Rafael Gava (Denilson, 30/2ºT); Deyverson, Jonathan Cafu (João Lucas, 31’/2ºT)e André Luís (Felipe Marques, 19’/2ºT). Técnico: Antônio Oliveira.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC-FIFA)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Fernanda Nândrea Gomes Antunes (MG-FIFA)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: André Luís e Marlon (CUI);

Probabilidades de permanência

Mesmo com o tropeço diante do Palmeiras, o Dourado viu subir suas chances de permanência, graças ao fracasso do Ceará, que foi derrotado e do Atlético-GO que empatou com  Fortaleza. Assim, as chances de permanência que eram de 84%, subiram para quase 91%. Confira projeções do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais:

Confira a classificação atualizada da Série A