Cuiabá cede empate no último minuto, mas avança à semifinal da Copa Verde

Fonte:

O Cuiabá está garantido nas semifinais da Copa Verde 2023. Com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença, após vencer na partida de ida por 2 a 0 em Goiânia, o Dourado empatou com o Vila Nova em 1 a 1, na noite desta quarta-feira, na Arena Pantanal. Welington Silva abriu o placar para o time da casa no primeiro tempo e Doma empatou aos 51 do segundo tempo.

Contudo, o Dourado avançou para enfrentar o vencedor de Goiás e Brasiliense, pelas semifinais. No jogo desta quarta na Arena, o Cuiabá teve uma boa atuação e descartou o jogo com regulamento embaixo do braço, optando por agredir o adversário. Assim, criou boas oportunidades e só não conseguiu um placar elástico por falta de eficiência nas finalizações.

O jogo

O Cuiabá começou o jogo disposto a definir logo a classificação. Logo no primeiro minuto, Rodriguinho ajeitou para Pablo Ceppelini bater de primeiro, de Trivela, e mandar sobre o gol. Aos quatro minutos, Pitta pedalou pra cima do zagueiro e bateu colocado, acertando a trave. Seria um golaço do artilheiro do Dourado na temporada. Aos 10, o centroavante aproveitou cruzamento de Matheus Alexandre e cabeceou para defesa do goleiro Vanderlei. Vale destacar que, com poucos segundos de bola rolando, o zagueiro do Vila Nova Rafael Donato foi advertido com cartão amarelo por falta dura em Mateusinho.

A pressão do Dourado deu resultado. Aos 27 minutos, Rodriguinho recebeu passe dentro da área e bateu forte. Vanderlei fez grande defesa mas, no rebote, Wellington Silva empurrou para as redes para marcar o primeiro dele com a camisa do Cuiabá e abrir o placar na Arena Pantanal.

Welington Silva marcou seu primeiro gol com a camisa do Dourado

Mesmo em vantagem no placar e com situação confortável quanto à classificação, o Dourado continuou pressionando. Aos 35 minutos, Cafú deu grande passe para Pitta, que invadiu a área e driblou o goleiro, mas acabou sendo desarmado pela zaga na hora da finalização.

Na segunda etapa, o Cuiabá passou a administrar a vantagem e, com o controle total da partida, buscava criar chances para ampliar o marcador na Arena. Jonathan Cafú, pela direita, era quem mais dava trabalho para a defesa adversária.

O camisa 7 quase fez uma pintura aos 19 minutos. O atacante avançou a dribles, entrou na área e tabelou com Rodriguinho – meia, de letra, deixou Cafú cara a cara com o goleiro. A finalização do atacante, contudo, saiu à direita do gol.

Com vantagem no placar e a classificação encaminhada, o Cuiabá administrou a partida e buscava, através de jogadas de velocidade, chegar ao segundo gol. Nos minutos finais, o Dourado trocou passes, fazendo o tempo passar e, simultaneamente, tentava abrir brechas na forte marcação do Vila Nova. Aos 47 minutos, após confusão no meio de campo, Deyverson foi expulso pela arbitragem.

Final maluco

O fim do jogo ficou marcado por duas expulsões, confusão e… gol. Deyverson, do Cuiabá, e Rian, do Vila Nova, se desentenderam em campo e tomaram cartão vermelho direto. Fora do gramado, jogadores e comissões técnicas dos dois times iniciaram bate-boca, que terminou em mais uma expulsão: do auxiliar-técnico do Cuiabá, Pedro Andrade.

Quando a bola voltou a rolar, Doma recebeu na área, dominou bonito no peito e marcou o gol de empate do time goiano. Aos 49 minutos, o árbitro Paulo Henrique de Melo Salmázio apitou o final da partida e decretou a classificação do Dourado para a semifinal da Copa Verde.

Agora, o Cuiabá espera o vencedor do duelo entre Goiás e Brasiliense para a semifinal da Copa Verde – a primeira partida é no domingo. O jogo de volta das quartas de final será nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), no estádio da Serrinha. Na ida, as equipes ficaram no empate sem gols.  Se o Goiás avançar, o primeiro jogo é na Arena Pantanal. Se o time brasiliense passar, o Dourado disputa o primeiro jogo fora de casa.

O Dourado esteve em campo com Walter; Matheus Alexandre (Rafael Gava), Alan Empereur (João Maranini), Marllon e Mateusinho; Filipe Augusto (Denilson), Pablo Ceppelini e Rodriguinho; Jonathan Cafú, Wellington Silva (Vinicius Boff) e Isidro Pitta (Deyverson).

Remo vence o São Raimundo-RR e avança para a semifinal

Remo e São Raimundo-RR se enfrentaram na noite desta quarta-feira, dia 22, no Baenão, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Verde 2023. Em desvantagem, o Leão aproveitou o fator casa e foi para cima da equipe de Roraima. Os azulinos fizeram 2 a 0 logo no primeiro tempo, com Richard Franco e Muriqui. Nos minutos finais do segundo tempo, Jean Silva marcou o terceiro do Remo e sacramentou a classificação para a semifinal da competição regional.

Richard Franco comemora gol pelo Remo

Richard Franco comemora gol pelo Remo (Foto: Samara Miranda/Ascom Remo)

E agora?

Classificado, o Remo agora aguarda o vencedor de Paysandu e Princesa do Solimões, que se enfrentam nesta quinta-feira, dia 23, às 20h, na Curuzu, em Belém (PA). No primeiro jogo, as equipes ficaram no empate em 0 a 0, em Manacapuru (AM).