Crescimento econômico de Cuiabá atrai novos investimentos em imóveis

Fonte:

O novo momento que o mercado de construção civil está perpassando tem sido bastante importante para o desenvolvimento da economia em muitas cidades brasileiras. Uma delas é Cuiabá que, graças ao seu grande potencial mercadológico, tem saído da grave crise financeira que o Brasil enfrentou nos últimos anos para vislumbrar como oportunidade de um novo momento no setor imobiliário.

Como fruto, os imóveis em Cuiabá têm se tornado um chamariz importante para quem deseja investir neste setor e/ou para quem deseja adquirir seu primeiro imóvel, especialmente devido às quedas nas taxas de investimento bancário anunciadas pelo Governo.

Nesse sentido, para você que deseja investir em imóveis na cidade de Cuiabá, separamos algumas dicas bastante interessantes para que você possa aproveitar ao máximo possível esta oportunidade! Confira!

  1. Seja claro quanto ao que você quer
Matéria continua após a publicidade

Parece óbvio, mas não é. Antes de iniciar esse projeto, você deve dedicar algum tempo a pensar sobre quais são suas necessidades, no presente e a médio prazo, e também sobre sua real capacidade de atendê-las. Suas possibilidades dependerão das opções encontradas e do orçamento que você possui para a compra de um imóvel.Pode parecer uma opção óbvia e a mais viável, no entanto, para ter certeza neste momento, é necessário avaliar a situação financeira que está acontecendo, porque se a economia em princípio não for suficiente para cobrir adiantamentos ou despesas que a documentação está gerando, essa não seria a melhor opção. Também deve-se pensar que a compra de um imóvel compromete parte da renda no longo prazo.

  1. Busque o apoio de profissionais para encontrar a casa que você deseja

É difícil cobrir todas as possibilidades oferecidas pelo mercado. Quanto mais você limitar sua pesquisa, menor a probabilidade de encontrar o melhor imóvel. Por isso, busque profissionais do setor imobiliário para ter maior segurança quanto às características dos imóveis e acessar uma oferta mais ampla.

  1. Uma vez escolhido, investigue a situação da moradia

Precisamos saber muito bem o que estamos comprando, seja quando você estiver buscando por uma casa, um terreno ou um apartamento em Cuiabá: se há encargos financeiros, problemas ou defeitos de propriedade. Portanto, recomendamos ir ao Registro de Imóveis, ao Cadastro Municipal ou até à prefeitura para descobrir a situação do imóvel desejado. É essencial que você obtenha todas as informações sobre as condições, a administração envolvida e as obrigações e despesas em que incorrerá a compra do imóvel em questão.

  1. Descubra todos os procedimentos que você terá

Sim, busque saber tudo o que precisará fazer e as despesas que terá que enfrentar. Assim, programe-se financeiramente para isso. A complexidade dos procedimentos administrativos e as despesas a serem pagas dependerão do tipo de moradia que compramos. Comprar uma casa em segunda mão não é o mesmo que uma nova. Em qualquer um destes casos você deve se informar bem para ter clareza sobre as etapas a serem seguidas e os pagamentos que terá que realizar para proprietários, despesas de cartório, bancos, impostos e demais taxas…

  1. Conheça o verdadeiro valor do que está negociando

É mito pensar que instituições financeiras emprestam dinheiro para cobrir toda a casa. Os bancos não concedem 100% do valor do imóvel. Primeiro, eles realizam diferentes avaliações entre eles, a capacidade de pagamento ou a revisão do valor da casa para determinar o valor a ser emprestado. Por isso, antes de definir o preço, verifique se o que vai acordar não está acima do mercado. Lembre-se de que, ao solicitar uma hipoteca, você será concedido com base em seu valor real, não no contrato. Imagine que você concorda em pagar por um apartamento de R$ 320mil e, posteriormente, uma avaliação profissional determina que seu valor é de 300mil reais. Se, por exemplo, o banco conceder um financiamento de 80% do seu valor, você poderá contar com 240 mil reais. Os outros 80 mil você deve contribuir, mas poderia ser menos. Por isso, é vital fazer uma pré-avaliação para saber um valor muito aproximado da casa desejada. Também não acredite na falsa ideia de que em caso de perda do emprego, a propriedade também é perdida – isso não ocorre, pois a maioria dos empréstimos bancários possui seguro-desemprego que ajuda temporariamente a lidar com esse tipo de eventualidade.

  1. Estude em que tipo de investimento você está interessado

Hoje em dia você pode escolher entre hipotecas fixas, variáveis ​​ou mistas . No primeiro caso, sempre pagaremos a mesma taxa. No segundo, dependerá da evolução do indicador. Nas hipotecas mistas, os primeiros anos são de taxa fixa e nos demais, de taxa variável.  Busque sempre por menores taxas e possibilidades. Afinal, isto pode variar de banco para banco. Esteja sempre atento a negociar e evite demonstrar ansiedade demais. No final das contas, tudo é negociação. Por isso, mesmo que você não tenha um emprego formal, é possível conseguir um financiamento. Embora seja mais fácil adquirir um crédito com um emprego formal, você também pode verificar a receita com o recebimento de taxas ou faturas, por exemplo.

  1. Escolha o seguro residencial que melhor se adapte às suas necessidades

É importante saber a diferença entre o seguro multiriscos e o seguro residencial mínimo. O primeiro é geralmente recomendado para casas onde existem jóias, antiguidades, móveis valiosos ou obras de arte. O segundo é muito mais básico, mas abrange incêndios, congestionamentos, roubo e furto. Uma vez analisado, o importante é escolher o que realmente precisa, de modo a garantir a segurança de seu patrimônio após a compra, especialmente se estiver desejando coloca-lo para aluguel.

Agora que você sabe detalhes de como realizar um investimento para a compra de um imóvel em Cuiabá lembre-se que o crescimento econômico atual fornece um momento propício para quem deseja realizar esse tipo de aporte. Cabe apenas, pesquisar muito e ter uma boa ajuda de um corretor ou imobiliária para realizar esta transação de forma segura e de maneira a não ter dores de cabeça no futuro! Boa sorte!