Covid: pela primeira vez em 8 meses nenhum Estado tem UTIs lotadas, diz Fiocruz

Fonte:

Pela primeira vez, desde dezembro do ano passado, nenhum Estado brasileiro registrou UTIs para covid-19 lotadas. É o que revela o último Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz, publicado nesta quarta-feira (14). A instituição analisou os indicadores entre 5 e 12 de julho.

Com exceção de Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins e Goiás, todos os Estados tiveram queda na taxa de ocupação durante o período analisado. Em Mato Grosso, a tendência é de estabilidade com a taxa caindo de 76% para 75% da ocupação dos leitos.

Além da queda na ocupação de leitos do SUS, a Fiocruz aponta a queda do número de casos e de óbitos. A redução vem ocorrendo há três semanas, em cerca de 2% ao dia. O alerta, porém, está no número de casos e óbitos que ainda permanece num patamar elevado, se observado diariamente.

Entre as Capitais, Cuiabá está na zona de alerta intermediário. O nível de ocupação dos leitos é de 62%.

Efeito vacina

Segundo a Fiocruz, o alinhamento entre as tendências de queda na incidência da doença e da mortalidade, bem como a tendência de redução da ocupação de leitos de UTI, refletem uma nova fase da pandemia no país, em que a vacinação tem feito diferença.

“O que reflete na mudança positiva no quadro pandêmico, na medida em que é ampliada”.

“As vacinas são especialmente efetivas na prevenção de casos graves. A preocupação com a possibilidade de surgimento de variantes com potencial de reduzir a efetividade das vacinas disponíveis é pertinente e não pode ser perdida de vista”, dia instituição.

Fonte: O Livre