Depois de repercussão do acidente envolvendo Paulo Henrique Rodrigues Fernandes em um dos brinquedos do Ita Park, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso interditou a atração na tarde desta terça-feira (18). Ao HNT, a corporação informou que o brinquedo, intitulado de Music Express, só será liberado após a emissão de novos documentos técnicos. O parque está instalado no estacionamento do Pantanal Shopping.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cabe ao empreendimento emitir a nova Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) para que o funcionamento do brinquedo seja retomado. A atração, porém, continuou recebendo pessoas normalmente durante quase três dias.
O Corpo do Bombeiros, por outro lado, destacou que não compete a corporação realizar a vistoria ou fiscalização de montagem e segurança dos brinquedos, ficando a cargo apenas do responsável técnico pela execução do projeto. Segundo os militares, uma vistoria chegou a ser realizada no dia 24 de março, antes da inauguração do parque, mas a fiscalização visou assegurar somente a segurança contra incêndio e pânico (extintor, sinalização, aterramento, entre outros), o que resultou na emissão de um alvará temporário.
Apesar da regularidade, a esposa da vítima, Natália Neves, relatou o despreparo dos funcionários do parque que sequer acionaram o Corpo de Bombeiros no momento do acidente. Segundo ela, os trabalhadores alegaram que tinham acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas Paulo precisou suportar mais de 30 minutos de dor sem que nenhum socorro chegasse, mesmo tendo a presença do Corpo de Bombeiros na parte interna do shopping.
Depois do acidente, a vítima precisou passar por uma cirurgia no úmero para correção de fratura. Além disso, Paulo Henrique teve um corte profundo na testa e escoriações por todo o corpo.
LEIA NA ÍNTEGRA O COMUNICADO DOS BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informa que interditou na tarde desta terça-feira (18) um dos brinquedos (Music Express) do Ita Park, em decorrência do acidente registrado no último sábado. A corporação aguarda uma nova Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) a ser emitido pelos responsáveis do parque para realizar a liberação da atração.
Importante ressaltar que não compete ao Corpo de Bombeiros realizar a vistoria ou fiscalização de montagem e segurança dos brinquedos, ficando a cargo apenas do responsável técnico pela execução do projeto emitir o ART ou RRT. A vistoria realizada pela corporação no dia 24 de março visou assegurar as medidas de segurança contra incêndio e pânico (extintor, sinalização, aterramento, entre outros), o que resultou na emissão de um alvará temporário.
O QUE DIZ O SHOPPING
Em nota, o Pantanal Shopping informou que, assim que tomou conhecimento do ocorrido, prestou todo suporte necessário e reforçou que segue em contato com o cliente e com o operador do Ita Park, com o objetivo de oferecer apoio e garantir toda segurança necessária para quem circulam diariamente nas operações do empreendimento.
Fonte: HNT