A data limite para realização das convenções partidárias, onde foram definidas as chapas que vão concorrer no pleito municipal, era quarta-feira (16). A partir de agora, os candidatos devem entregar as atas dos partidos na Justiça Eleitoral, registrar suas candidaturas e iniciar a corrida pelos cargos.
Em Cuiabá, oito pessoas disputam a prefeitura: o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que vai à reeleição, o ex-vereador Abílio Brunini (Podemos), o ex-prefeito Roberto França (Patriota), a ex-superintendente do Procon Gisela Simona (PROS), o ex-juiz federal Julier Sebastião (PT), o empresário Aécio Rodrigues (PSL), o empresário Paulo Henrique Grando (Novo) e o servidor público federal Gilberto Lopes (PSOL).
Já em Várzea Grande, apenas três nomes entraram na disputa. São eles: o deputado federal Emanuelzinho (PTB), o empresário Flávio Vargas (PSB) e o também empresário Kalil Baracat (MDB), candidato apoiado pela atual prefeita Lucimar Campos (DEM).
Veja a situação em outras cidades:
Rondonópolis
José Carlos do Pátio (SD)
Atual prefeito da cidade, ele terá Aylon Arruda (PSD) como vice, e uma aliança com os partidos PSD, o PTB, PP, PCdoB, PV e Rede. Na última eleição, 2016, foi escolhido com 39.352 votos. Ele também já havia sido eleito na cidade em 2008. É formando em engenharia civil, matemática, inglês e oficial do Exército Brasileiro. Também é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e foi deputado estadual.
Luiz Fernando de Carvalho (Republicanos)
Conhecido como ‘Luizão’, terá na chapa a empresária Marchiane Fritzen (PSL) e apoio do Podemos e do PSDB. O candidato é comerciante, já foi proprietário de fábrica de gelo e atualmente é proprietário de loja de produtos agropecuários com filiais em Cuiabá e Sinop.
Thiago Muniz (DEM)
O empresário terá como vice o ex-vereador Ibrahim Zaher, do PSB, e apoio dos partidos do MDB, PSC e PDT. Ele é também vereador na cidade e proprietário da TMI Investimentos imobiliários. Conta com apoio do ex-prefeito Percival Muniz.
Cláudio Ferreira (DC)
O biólogo e paisagista será candidato pelo Democracia Cristã (DC), e tem apoio do Patriota e do PSL. O vice será o contador Reginaldo Anjos, do Patriotas.
Kleber Amorim (PT)
Médico, Kleber Amorim lançou sua candidatura em chapa pura com a professora Beatriz Oliveira como vice. O partido não fez coligações.
Ubaldo Barros (Cidadania)
Ex-vice prefeito da cidade, Ubaldo concorrerá em chapa pura com o patrulheiro rodoviário Eliézio Nascimento como vice. Antes de fazer parte do Cidadania, ele já foi também do PSL e do PP.
Vanderlei Bonoto (PRTB)
O coronel do Corpo de Bombeiros traz como candidato a vice o pastor Ageu Ramos Bernardino, também do PRTB.
Kleison Teixeira (PSOL)
Pelo PSOL e em chapa pura está Kleison Teixeira, com Marcelino Dias (PSOL) como candidato a vice. Ele tem 33 anos e é filiado ao partido desde 2019. Nas últimas eleições, o PSOL lançou Rubens Cantuário, que ficou em quarto lugar.
Sinop
Juarez Costa (MDB)
Juarez Costa (MDB) entra na disputa em Sinop com Billy Dal Bosco como candidato a vice. Juarez já foi prefeito da cidade de 2009 a 2016 e chega com apoio do governador do estado, Mauro Mendes (DEM), e afirmou que apoiará a candidatura do atual senador interino Carlos Fávaro (PSD) à reeleição.
Professor Roberto Arruda (PT)
O professor Roberto Arruda (PT) terá a advogada Rebeka Vieira (PT) como candidata a vice, em chapa pura. Ele dá aulas na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), tem 54 anos, é formado em Ciência Política, pedagogia, tem dois mestrados e cursa doutorado. Nascido em Cáceres é também pesquisador na área de ciências sociais.
Roberto Dorner (Republicanos)
O empresário Roberto Dorner terá o agropecuarista e ex-presidente da Câmara Municipal, Dalton Martini, do Patriotas, como candidato a vice-prefeito. Ele tem apoio do PSDB.
Jorge Yanai (PODE)
Jorge Yanai é médico e pecuarista. Foi deputado estadual, segundo suplente de senador e concorreu a vice-prefeito. A candidata a vice-prefeita é Lucélia Alves dos Santos (Podemos).
Delegado Sérgio Ribeiro (PSL)
O delegado Sérgio Ribeiro foi definido como candidato, mas o cargo de vice permanece indefinido. Delegado de Polícia licenciado, ele tem 43 anos e vai disputar pela primeira vez o cargo de prefeito. Em 2018 foi candidato a deputado estadual pelo PPS ficando na primeira suplência com 13.207 votos.
Chapada dos Guimarães
Thelma de Oliveira (PSDB)
A atual prefeita Thelma de Oliveira é candidata a reeleição. Ela já foi deputada federal e era casada com Dante de Oliveira, que foi governador de Mato Grosso. O candidato a vice-prefeito é o vereador Rodrigo Moreira (PSDB).
Oswaldo Murad (Patriota)
O empresário Oswaldo Murad Jr., de 55 anos, será candidato pelo Patriota. A candidata a vice-prefeita é a esportista Jane de Jesus, do mesmo partido. Ele é dono de uma pousada na cidade turística.
Michele Weber (Progressista)
Mais conhecida como ‘Michele do Banco’, a candidata do Progressista terá o sargento Erlindo como pré-candidato a vice-prefeito. Atualmente ela é vereadora da cidade. A advogada nasceu em Alta Floresta, mas mora em Chapada há 20 anos.
Ricardo Sarmento (DEM)
Ricardo Sarmento é empresário do ramo da piscicultura, com Didi da Pousada, do mesmo partido, como candidato a vice-prefeito. Didi já concorreu a prefeito em 2016.
Antônio Paulo da Silva (PSL)
O Partido Social Liberal (PSL) lançou o empresário Antônio Paulo da Silva, mais conhecido como Paulinho Kero Mais, e Sidnei Varanis como candidato a vice-prefeito. A coligação também tem DC e REDE.
Luis Eduardo Gomes de Souza – “Luisão” (PV)
Luisão é gestor ambiental e terá Odette Trechaud (PV) como candidata a vice-prefeita. O partido não fez coligações.
Gilberto Melo (PL)
Gilberto Melo é o candidato do Partido Liberal (PL). O candidato a vice-prefeito será ‘Carlinhos do PDT’. As coligações serão com PDT, PTB, PSB e MDB.
Lucas do Rio Verde
Luiz Binotti (PSD)
O atual prefeito Luiz Binotti concorre à reeleição com Marisa Valcanaia (PP) como candidata a vice-prefeita. Marisa é empresária e foi suplente de vereadora.
Miguel Vaz (Cidadania)
Miguel Vaz (Cidadania) é empresário e ex-vice-prefeito. Ele terá o ex-secretário da saúde e ex-deputado estadual Márcio Pandolf (PDT) como candidato a vice-prefeito. A coligação deve ter DEM, PSDB, PL, PSC, PRB, Solidariedade, PSL, PROS e PRTB.
Mano da Saúde (PROS)
Vereador Jiloir Peliciolli, mais conhecido como ‘Mano da Saúde’ será candidato a prefeito com sua irmã Antônia Ferreira Silva de Souza como candidata a vice-prefeita.
Claudio Sena (Podemos)
Claudio Sena é dono de uma rede de postos de combustíveis. Seu candidato a vice-prefeito é Roberto Barra.
Fonte: Olhar Direto