Com bordões em cuiabanês, ‘Xô Dito’ dá graça aos jogos do Cuiabá

Fonte:

“Rastelou para o lado”, “mirou na manga”, “estilingue calibrado”, “tocou de coice”, “chapiscou para a área”. O humorista cuiabano Thyago Mourão vem fazendo sucesso nas redes sociais com narrações hilárias de jogos do Cuiabá na Série A do Campeonato Brasileiro.

Seus bordões carregados de sotaque cuiabano já extrapolaram as fronteiras de Mato Grosso, a ponto do jornalista Milton Neves “elegê-lo” como o “novo Luciano do Valle”.

O narrador Xô Dito é apenas mais dos inúmeros personagens de Mourão, que há 17 anos atua nos palcos mato-grossenses e é vencedor de várias premiações.

Mourão diz que se surpreendeu com o alcance das narrações e acredita que essa repercussão se deve ao fato da insatisfação do sotaque do cavalinho do Cuiabá no programa Fantástico, da Rede Globo.

“Eu não esperava que fosse ter uma repercussão tão grande, mas acreditei que pudesse ser disseminado, bem aceito, viralizado, porque é um personagem conhecido. O futebol é muito popular. Vivemos um momento bom do Cuiabá na Série A. Um namoro entre a torcida, a cidade, o time”, diz.

“Pensei que iria repercutir bem até pela insatisfação pelo lance do cavalinho do Fantástico, da gente ter essa brincadeira com o linguajar. A ideia era essa: brincar. Mas isso foi muito além, rompeu as barreiras”.

E para quem tinha dúvidas, o comentarista das partidas, Cumpadi Nenê, também é interpretado por Mourão. “Decidi, no terceiro vídeo, fazer outra voz para dar mais dinâmica à brincadeira”, revela.

Formado em Comunicação, com trabalhos reconhecidos como roteirista, produtor artístico-cultural e compositor, o humorista intensificou sua presença nas redes sociais com a pandemia da Covid-19.

Ele teve que se reinventar após ter o espetáculo teatral marcado para estrear em São Paulo cancelado pela pandemia, e viu na internet um meio de manter o seu plano de ser reconhecido nacionalmente.

De modo espontâneo e informal, passou a fazer lives quase diárias, interpretando personagens cômicos, entre eles Xô Dito, um pantaneiro, ribeirinho que tem defendido a natureza e a cultura pantaneira por onde passa.

A repercussão tem sido tamanha que artistas como Inês Brasil, Rita Cadilac e Andreson, vocalista do Grupo Molejo, já participaram das descontraídas conversas ao vivo.

Para ele, as narrações dos jogos do Cuiabá abriram um caminho inesperado na sua vida profissional. Ele viu seu engajamento no Instagram, que já era grande, aumentar ainda mais.

“Acredito que a narração pode ser vista como a maior novidade do meu universo artístico. Porque na verdade não sou narrador, sou um humorista brincando de narrador”, afirmou.

“Eu faço uma brincadeira com a regionalidade, o linguajar, mas utilizando os recursos do teatro e do cinema para fazer a coisa se integrar ao esporte. Essa que é a loucura”, disse.

Mourão relata ter ficado lisonjeado com o fato de Milton Neves ter repostado a sua narração do jogo entre Cuiabá e América-MG. O Dourado perdeu a partida por 2 a 0.

“Entendo que foi uma ironia, uma brincadeira. Reconheço a emoção que eu consigo trazer com a narração do Xô Dito, mas não faço uma narração de uma partida, pelo menos não ainda. E ele entrar na brincadeira ali, aquilo tocar ele de alguma maneira, eu achei muito legal, fiquei bem feliz mesmo”, afirma.

O sucesso de Xô Dito na intenet valeu a ele um “emprego” como comentarista dos jogos do Dourado pela Rádio CBN Cuiabá.

O humorista revela que tem recebido bastante feedback de fora de Mato Grosso e planeja narrar jogos de outras equipes.

“Eu estou mantendo, por enquanto, o conteúdo voltado para o Cuiabá, mas num segundo momento posso fazer essas narrações com jogos especiais como da seleção brasileira ou de clássicos e até de outros esportes também”, finalizou.

Veja a narração repostada por Milton Neves: 

Fonte: Midianews