Casos suspeitos de coronavírus no Brasil disparam e chegam a 182

Fonte:

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (28/02/2020), o Ministério da Saúde atualizou o número de casos suspeitos em território nacional: no momento, são 182 em apuração, um confirmado e 71 descartados. Do último boletim para cá, foram iniciadas as investigações de 50 novos casos suspeitos.

Há casos em análise em quase todas as regiões do país, exceto nos estados do Norte do Brasil. O Ministério da Saúde divulgou que, no DF, cinco pessoas estão dentro dos critérios estabelecidos pelo governo brasileiro para investigação. Logo depois do boletim do MS, a Secretaria de Saúde do DF atualizou o número para sete.

PUBLICIDADE

Matéria continua após a publicidade

Segundo o secretário executivo do MS, João Gabbardo, o crescimento era esperado. Na quinta (27/02/2020), 213 notificações aguardavam processamento para avaliar se os pacientes entrariam na categoria de suspeitos.

Com a inclusão de 17 países na lista de alerta do Ministério da Saúde, o número de casos suspeitos passou de 20 para 132 nesta quinta-feira (27/02) e já saltou para 182, nesta sexta. As notificações cresceram a tal ponto que o executivo estima que existam ao menos 300 casos que se enquadram nos critérios de investigação. Segundo o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, “dá para avaliar que estamos próximos de 300 casos suspeitos de coronavírus”.

SAÚDE

Os critérios para a definição de um caso suspeito são apresentar febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e ter estado na Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias. A partir, daí é iniciado o protocolo de exames laboratoriais que pode confirmar ou não a infecção pelo vírus.

No tarde de quinta-feira (27/02), 213 notificações que estavam sendo analisadas para definir se a etapa de exames laboratoriais seria iniciada. (Com informações do Metrópoles)