Casos de coronavírus em MT estão abaixo da média nacional

Fonte:

A velocidade do avanço da Covid-19 tem elevado o número de casos confirmados da doença em todos os estados brasileiros. Na região Centro-Oeste, em MT, MS, GO e no Distrito Federal, o número de contaminados também cresceu.

Além disso, os números apontam que a região Centro-Oeste do país, ao somar todos registros de óbitos, a região apresenta os índices mais baixos, com total de 26 pessoas mortas pela doença. Para acessar o documento completo com os números de óbitos de cada cidade do país clique aqui.

Na classificação dos estados por região, a tabela mostra que o Distrito Federal lidera o número de casos da doença com 555 diagnósticos positivo para Convid-19 e 14 mortes; seguido do Goiânia, com 191 casos e 8 mortes; Mato Grosso segue em terceiro com 112 casos e 2 mortes; e Mato Grosso do Sul registra até aqui 97 casos e 2 mortes.

Embora Mato Grosso ocupe a terceira posição no ranking, o gráfico de coeficiente de incidência da doença (por 100.00 habitantes) que traça um panorama e classifica a situação da Covid-19 no Brasil, mostra que o Estado está abaixo da incidência nacional.

O último boletim do Governo Federal, desta sexta-feira (10.04), confirmou 19.638 casos de Covid-19 no Brasil e 1.056 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 941 mortes e 17.857 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

No final da tarde deste sábado (11.04), será divulgada mais uma Nota Informativa com os números atualizados do novo coronavírus no Brasil.  Já o documento com os números da doença em Mato Grosso estará disponível no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MMT), que pode ser acessado por este link.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Fonte: Folhamax