Brasil fecha etapa de Cuiabá com vitória emocionante sobre a Rússia

Fonte:

A Rússia não foi nenhum bicho-papão mas deu trabalho e rendeu outro jogo emocionante para a seleção brasileira no encerramento da etapa cuiabana da Liga das Nações de vôlei masculino, na noite deste domingo (23), no ginásio lotado do Aecim Tocantins. A equipe comandada pelo técnico Renan Dal Zotto venceu o jogo por 3 sets a 0 com parciais de 25-17, 25-21 e 28-26 mesmo não jogando muito bem os dois primeiros sets.

A busca da virada quando o adversário teve dois set points nas mãos, valeu o ingresso para o torcedor. Com a vitória, o Brasil assumiu ultrapassou o Irã e assumiu a liderança da fase eliminatória e ainda encaminhou a classificação para a fase final da competição que acontecerá nos Estados Unidos.

A torcida compareceu em peso para empurrar a seleção brasileira e vibrou muito com o triunfo da equipe que teve destaques como Bruninho, Lucão e Lucarelli. Outro bom nome do jogo foi Walace que terminou como o maior pontuador. As melhores emoções estavam reservadas para o terceiro set, quando o Brasil buscou uma virada improvável na reta final e comemorou a terceira vitória seguida em Cuiabá.

A considerar o que foi o primeiro set, parecia ser um jogo fácil, no entanto a sucessão de erros em passe, recepção e cortadas acabou por dar trabalho ao time brasileiro. E por causa dos erros, o time tomou um susto no início do set, quando a Rússia chegou a abrir 4 a 1. Empurrado pela torcida barulhenta, a seleção virou o jogo e tratou de administrar uma diferença de três pontos, até o 17º ponto, quando enfim, a porteira russa abriu e o Brasil fechou em 25-17.

No segundo set, o Brasil largou na frente e começou a acertar o braço. O time russo cresceu junto e a partida que foi monótona no primeiro set cresceu em nível técnico. Depois de estar vencendo por 14 a 10, o time brasileiro viu os visitantes encostarem no placar. A equipe da casa acordou em tempo após um belo raly que culminou com o 20º ponto. Depois, retomou o domínio da partida e fechou o set em um saque para fora do adversário (25-21).

FORTES EMOÇÕES NA RETA FINAL

Veio o terceiro set e já era o Brasil x Rússia que a torcida esperava. Jogo disputado ponto a ponto com vantagem russa de 23 a 20 na reta final. A torcida entrou em ação no Aecim para empurrar a seleção no momento em que a Rússia tinha dois ‘set points’ a favor. E quando o time empatou em 24-24, a torcida foi à loucura. “Eu sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor”, cantava. Quando o Brasil teve set point a favor, ninguém parava quieto. E no ace de Alan, a seleção fechou: 28-26 e a festa tomou conta do ginásio.

Foi a terceira vitória da seleção brasileira em três jogos em Cuiabá, no entanto não foi o suficiente para garantir a classificação antecipada, já que dependia de uma derrota da Polônia (em outra chave) contra a Itália e isso não aconteceu.

O triunfo também iguala o histórico do confronto entre as duas seleções. Em 68 jogos, o Brasil chegou à 34ª vitória contra a Rússia, mesmo número que tem a rival.

AS EQUIPES

Brasil: Bruninho, Wallace, Maurício Souza, Lucão, Douglas Souza e Lucarelli. Líberos: Thales e Maique. Entraram: Maurício Borges, Alan e Cachopa.

Rússia: Kovalev, Iakolev, Zemchenok, Voronkov, Podlesnykh e Kurkaev. Líbero: Martynyuk.

Encerrada sua jornada por Cuiabá, os jogadores da seleção brasileira vão se concentrar para a disputa da etapa de Brasília que acontecerá entre os dias 28 e 30 deste mês com a presença das seleções da França, Itália e Canadá. Bastará uma vitória ao Brasil para garantir a vaga.

PELA CLASSIFICAÇÃO

Só uma tragédia tira a vaga do Brasil na fase final da Liga. Para isso, o Brasil precisaria perder todos os seus jogos da próxima etapa. E, ainda assim, teria, também, de perder uma vantagem grande de sets average para ser ultrapassado pela Polônia, atual sexta colocada. Improvável – mas não impossível. Na competição, as cinco melhores seleções se juntam aos Estados Unidos nas finais, em Chicago.

Enfim, para garantir de vez a classificação sem ter de gastar o dedo na calculadora, o Brasil precisa de apenas um ponto na próxima etapa, em Brasília. A seleção estreia na quinta semana da Liga na próxima sexta-feira, contra a França, às 19h (horário de MT).

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA LIGA DAS NAÇÕES

A CAMPANHA DA SELEÇÃO NA ETAPA CUIABÁ

21.06 – Brasil 3 x 1 Bulgária (25-20, 21-25, 25-21 e 25-14)
22.06 – Brasil 3 x 2 Alemanha (20-25, 25-18, 21-25, 25-17 e 15-13)
23.06 – Brasil 3 x 0 Rússia (25-17, 25-21 e 28-26)

TABELA DA ETAPA BRASILIENSE DA LIGA DAS NAÇÕES MASCULINA

Brasília (DF) – Horários de Brasília
28.06 (sexta-feira) – Brasil x França, às 20h, no ginásio Nilson Nelson
29.06 (sábado) – Brasil x Canadá, às 20h, no ginásio Nilson Nelson
30.06 (domingo) – Brasil x Itália, às 19h, no ginásio Nilson Nelson