O artista plástico Rafael Jonnier foi responsável por salvar a aposentada Fátima Fogaça, de 71 anos, que estava no apartamento que pegou fogo, na noite desta terça-feira (11), no Edifício Villaggio Trebbiano, no Quilombo, em Cuiabá.
O fogo começou por volta das 19h30 no apartamento do oitavo andar do prédio, que fica na Rua Estevão de Mendonça. Uma pane no ar-condicionado seria a causa, segundo Fátima.
Jonnier contou à reportagem do MidiaNews que estava em uma reunião religiosa em sua galeria, que fica em frente ao prédio, quando viu Fátima na sacada do prédio gritando por socorro.
Fátima é mãe de Beto Fogaça, amigo de Jonnier, que frequenta os encontros religiosos.
Assim que ouviu os gritos, ele conta que correu para o edifício e subiu as escadas. Ao abrir a porta corta-fogo, encontrou a vizinha caída no local, em meio a uma grande quantidade de fumaça.
Ela tentava, sem sucesso, abrir a porta que dá acesso à escadaria.
“Ouvimos os gritos de socorro, que estava pegando fogo no ar-condicionado no sétimo andar. Aí fui entrando e fui subindo correndo, foi uma força sobrenatural, divina”, disse ele.
Emocionado, Jonnier disse que trouxe Fátima nas costas, pela escada do prédio. A idosa está com a perna machucada.
“Quando abri a porta saiu a fumaça preta e ela estava no chão. Eu a coloquei nas minhas costas e comecei a descer. Ela começou a reclamar da perna. E Deus, literalmente, agiu e deu essa força para trazer ela para baixo”, disse.
“Ela estava desesperada, com a cara preta de fumaça. Eu comecei a orar a Deus. Não tem explicação, foi Deus. E todo mundo descendo, as crianças chorando. Foi coisa de pânico mesmo”, acrescentou.
Poucos minutos após o início do incêndio, a equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao edifício e conseguiu controlar as chamas.
Veja o vídeo: