Artigo científico sobre curso de extensão do TCE-MT é o mais acessado de agosto nos anais de workshop nacional

Fonte:

O artigo científico sobre o Curso de Extensão – Cidadania e Controle Social, realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi o mais acessado de agosto nos anais do VIII Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (WCGE 2020).

Com o título “Formando Cidadãos para a Cidadania e Controle Social: Levantamentos de uma Experiência”, o artigo foi selecionado para ser apresentado durante o XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020), que será realizado em novembro.

O artigo foi escrito pela secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI) do TCE-MT, Cassyra Vuolo, em conjunto com colaboradores da Corte de Contas e professores e doutores da UFMT, sendo eles Cristiano Maciel, Anayna Aparecida Gomes Barros Auerswald, Rosana Abutakka dos Anjos, Alexandre Martins dos Anjos, Claudete Silva de Oliveira, Débora Pedrotti Mansilla.

Presidente do TCE-MT, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf parabenizou a todos os envolvidos tanto na realização do curso, como na publicação do artigo. “O Tribunal de Contas acredita que não há democracia sem controle social e não é possível exercer esse controle social sem conhecimento e capacitação. Desde a criação desse curso, já foram certificados mais de 4 mil cidadãos, com os mais diferentes perfis e de quase todos os municípios de Mato Grosso e de outros estados do país e esse é nosso objetivo, orientar o cidadão a exercer seu papel”.

Para Cassyra Vuolo, que é supervisora geral do curso,  a socialização dos resultados do EaD Cidadania e Controle Social legitima sua qualidade e oportuniza que outros atores conheçam esta experiência exitosa do TCE-MT.

Em 2020, o curso contou com mais de 2,2 mil pessoas inscritas para as 1 mil vagas disponíveis, sendo que 604 se declararam membros de Conselhos de Políticas Públicas e o restante são cidadãos interessados em aprender mais sobre o controle social.

O vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares, também destacou o número de acessos, o que para ele mostra o reconhecimento, a importância e a relevância das ações conjuntas realizadas entre a UFMT e o TCE-MT no trabalho de capacitação e orientação da sociedade em prol do controle social.

“Trabalho este que revela não apenas o interesse dos cidadãos, mas a capilaridade que atinge pessoas de diferentes regiões e grupos sociais a partir de princípios democráticos como o da descentralização e da participação popular. Pois, na medida que os cidadãos se tornam mais bem informados, todos são beneficiados”, ressaltou o vice-reitor.

O XL Congresso da Sociedade Brasileira de Computação será realizado virtualmente de 16 a 20 de novembro com o tema “Artificialmente humano ou Humanamente artificial? Desafios para a sociedade 5.0”.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.