Após muita expectativa, chuva volta a cair na região metropolitana de Cuiabá; veja vídeos

Fonte:

Mesmo que tímida, a chuva volta a cair na região metropolitana de Cuiabá na noite desta quarta-feira 23/09/2020. De acordo com previsão do Clima Tempo, o volume estimado é de 6 milímetros.

Vídeos enviados ao Olhar Direto mostram a chuva caindo por vários pontos da cidade, como a avenida Fernando Correa, Parque Cuiabá, Cidade Alta, Jardim das Américas, Jardim Itália, dentre outros, e também em Várzea Grande, nos bairros Cristo Rei e Canelas.

A chuva melhora a umidade relativa do ar. Ainda conforme a previsão, ela fica entre 27% e 75% nesta quarta-feira, diferente dos níveis registrados há alguns dias de menos de 10%.

O bloqueio atmosférico que estava impedindo a ocorrência de chuva há várias semanas sobre o Centro-Oeste começou a ser rompido neste sábado (19) pela passagem de uma grande frente fria continental, que irá avançar sobre o Brasil. Na região do Pantanal de Mato Grosso, o céu concentra nuvens e pode chover de forma isolada.

Chuva negra

O grande número de focos de queimadas e o período de estiagem de aproximadamente 120 dias gerou um grande acumulo de fuligem na atmosfera. Em Cuiabá, as próximas chuvas podem ter a coloração escura. O fenômeno é conhecido por chuva negra e já aconteceu em 2019.

O professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membro da Associação Brasileira de Climatologia (ABCLima), José Carlos Ugeda Júnior explicou que ao atravessar a atmosfera, a chuva faz um processo de lavagem e escorrega pela superfície com todo o volume de poluente que estava no ar.

“As primeiras chuvas vão carregar parte dessa poluição para superfície. O conceito se refere a uma chuva de baixa qualidade pelo excesso de poluentes que está na atmosfera”, afirma.

As informações são do Site OlharDireto