Após um ataque de hackers, supostamente vindo dos Estados Unidos, a Energisa restabeleceu seus serviços em Mato Grosso e em outras concessionárias no Brasil. O sistema estava inoperante desde o dia 29 de abril, quando o sistema foi invadido. Foi noticiado que os invasores pediram um resgate milionário – quantia não informada – para devolver os dados da empresa.
A Energisa divulgou uma nota à imprensa nesta segunda-feira informando o retorno à normalidade dos principais serviços, no entanto, não informou qual foi o procedimento diante do ataque sofrido por hackers.
Confira a nota:
O Grupo Energisa informa que restabeleceu os principais serviços de atendimento ao cliente, após a instabilidade em seus sistemas nos últimos dias decorrente de um ataque cibernético na madrugada do dia 29 de abril. Foram retomados os serviços de religação do fornecimento de energia, suspensão voluntária de fornecimento de energia, pedidos de novas ligações (em razão de mudança de endereço e para novos clientes) e a negociação de contas em atraso com condições especiais de parcelamento. Por medida de segurança, alguns sistemas foram desligados, o app Energisa on e o site seguem indisponíveis.
A Energisa ressalta que comunicou o ataque cibernético às autoridades e está trabalhando com especialistas em segurança da informação na resolução do caso. Os sistemas de operação não foram atingidos e o fornecimento de energia está preservado. A empresa recomenda que, nesse momento, os clientes priorizem o uso da Gisa, nossa atendente virtual no WhatsApp, um canal de contato mais simples e ágil. A empresa está trabalhando ininterruptamente e espera voltar à normalidade o mais rápido possível.