19 C
Cuiabá, Brasil
sábado 25 junho 2022

Africanos são os favoritos para a 36ª edição da Corrida de Reis em Cuiabá

Fonte:

Consagrada como a maior prova pedestre da região Centro-Oeste, a Corrida de Reis dá a largada, neste domingo, a partir das 7 horas, pelas ruas de Cuiabá. Já em sua 36ª edição, a prova deste ano vai reunir 15 mil atletas e terá como principal novidade, a mudança no percurso. A largada será na Ponte Nova, passando pela Orla do Porto, Miguel Sutil e chegada na Arena Pantanal. A largada do PcD (Pessoas com Deficiência) está programada para as 7 horas. Às 7h15 será a vez da elite feminina. Finalmente às 7h30, ocorrerá a largada da elite masculina, pelotão VIP e geral.

Veja mais:
Paixão por corrida se torna aliada na luta contra câncer

A corrida tem, mais uma vez, o favoritismo dos africanos, tanto no masculino como no feminino. O experiente queniano Edwin Kipsang, que já levou a prova quatro vezes, está inscrito e pode fazer história e se isolar como maior vencedor da história. No naipe masculino, os africanos venceram nove das últimas 10 edições. Apenas em 2017, o brasileiro Giovani dos Santos chegou na primeira colocação. Entre as mulheres, já são 12 anos de vitórias africanas consecutivas. A última brasileira a conquistar a vitória foi Lucélia de Oliveira Peres em 2007.

Matéria continua após a publicidade

Um candidato a desbancar a hegemonia dos africanos é o mato-grossense Wendell Jerônimo, que foi o 12º na última Corrida de São Silvestre, o 2º melhor brasileiro. Desde 2015, ele sempre chega entre os 10 primeiros da Corrida de Reis, inclusive figurou em pódios. Os atuais vencedores não vão participar. O queniano Paul Kipkorir Kipkemoi e a etíope Mestawut Fikir Truneh não estão inscritos em 2020. A Corrida de Reis terá transmissão da TV Centro América.

PERCURSO

A corrida este ano terá largada próximo à Ponte Nova, em Várzea Grande, na avenida Miguel Sutil. De lá, os participantes seguirão pela avenida Manoel José de Arruda, Rua Treze de Junho, avenida Manoel José de Arruda, avenida Miguel Sutil, Trevo do Círculo Militar, retorno na avenida Miguel Sutil, Trincheira do Verdão, avenida Agrícola Paes de Barros, avenida Ranulpho Paes de Barros, com chegada no entorno da Arena Pantanal, perfazendo o percurso exato de 10 quilômetros, homologado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FAMT (Federação de Atletismo de Mato Grosso).

A história da Corrida

A Corrida de Reis começou em 1985, organizada pela TV Centro América. O nome da prova surgiu em homenagem aos três Reis Magos (data religiosa comemorada no dia 6 de janeiro) e reunia nos primeiros anos da competição, uma média de 200 a 300 corredores – a maioria atletas de Mato Grosso. Hoje, atletas de várias partes do Brasil e do mundo marcam presença na prova.

CONFIRA OS 30 MELHORES DA PROVA MASCULINA EM 2019

CONFIRA OS 30 MELHORES DA PROVA FEMININA EM 2019

Fonte: Cuiabano News