Na temporada de férias, o número de voos para Mato Grosso será ampliado. Pela Gol Linhas Aéreas, segundo a companhia, devem ser disponibilizados mais de 180 voos extras, enquanto a Azul passará a ofertar voos semanais para Goiânia, Ji-Paraná (RO) e Cacoal (RO).
Além do aumento de número de voos, a Gol informou que deverá inaugurar oito novas rotas exclusivas para as regiões sul e nordeste do país, entre as cidades com voos diretos estão as seguintes cidades: Curitiba, Fortaleza, Londrina, Maceió, Maringá (PR), Porto Alegre, Recife e Salvador.
As mudanças começarão a valer no início de dezembro e vão encerrar após o Carnaval, segundo a assessoria da empresa. Ao todo, serão oferecidos mais de 32 mil assentos adicionais, com novas opções de horários e rotas.
A Azul informou que irá disponibilizar voos semanais para Mato Grosso nos períodos de 10 de dezembro a 28 de janeiro, para as cidades de Goiânia, Ji-Paraná e Cacoal. Para as três cidades, os voos extras serão operados aos sábados.
De Cuiabá a Goiânia, serão oferecidos um voo extra durante todos os sábados entre o período de 17 de dezembro e 28 de janeiro. Outro voo extra, de Cuiabá a Ji-Paraná, irá operar de 10 a 18 de dezembro. O terceiro voo extra, entre Cuiabá e Cacoal, vai operar durante todos os sábados entre 10 e 17 de dezembro.
Alguns dos bilhetes para os voos extras ainda estão em processo de aprovação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas podem ser disponibilizados para compra em todos os canais de venda da companhia.
A Latam Airlines Brasil informou que irá avaliar as demandas de cada região e que, por enquanto, não estão previstos novos voos para Mato Grosso.
Queda
Apesar da expectativa de aumento no número de voos para a próxima temporada de férias, no último período houve menos movimento que o esperado nos aeroportos neste ano em relação ao ano passado.
Conforme dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), de janeiro a agosto de 2015, foram realizados 52.966 pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e, no mesmo período deste ano, foram 43.354.