Fevereiro começou e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) registrou mais uma morte por Covid-19, aumentando o número para 13 óbitos, em 2024. Além disso, até esta quinta-feira (1º), foram registrados 5,8 mil casos da doença no estado.
As mortes foram notificadas pelos municípios de Cuiabá, Sinop, Sorriso, Água Boa, Poconé, Primavera do Leste, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Aripuanã, Rosário Oeste, Ribeirão Cascalheira, Santa Terezinha e Porto dos Gaúchos.
O número de cidades com risco alto ou muito alto para contaminação também aumentou. De acordo com os dados da SES, 35 cidades do estado estão em alerta.
Araguainha, União do Sul, Porto dos Gaúchos, Serra Nova Dourada, Luciara e Alto Boa Vista estão entre os munícipios com risco muito alto.
Esse aumento no número de novos casos é resultado da circulação de uma nova variação da Ômicron. A identificação dessa nova cepa da doença foi divulgada pela SES no dia 22 de janeiro.
Volta das máscaras
As Prefeituras de Cáceres, Nova Xavantina e Várzea Grande já recomendaram a volta do uso de máscaras pela população, principalmente em unidades de saúde.
Na última semana, o Governo do Estado recomendou que pacientes, profissionais de saúde e visitantes utilizem máscaras nas dependências de estabelecimentos de saúde da rede estadual. A medida é uma tentativa de frear a contaminação nesses locais.
Fonte: Repórter MT