Virada no tempo deve trazer chuva e queda na temperatura em Cuiabá esta semana

Fonte:

Apesar de uma onda de calor ainda atuar sobre o Centro-Oeste, causando calor intenso, altas temperaturas e baixando a umidade do ar, previsões indicam que, a partir de quarta-feira (27), deve chover em Cuiabá e região, o que deve amenizar o ‘caldeirão cuiabano’, que voltará a registrar máximas abaixo de 36 graus.

Haverá um enfraquecimento no sistema de alta pressão atmosférica, responsável pela onda de calor. Com isso, algumas nuvens se formam e pancadas de chuva poderão ser registradas em boa parte do Estado, ainda que passageiras e de maneira isolada.

A data coincide com o fim do alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Defesa Civil, de onda de calor de cinco graus acima da média. O alerta é válido até terça-feira (26).

A trégua será apenas até o fim de semana, já que no domingo (30) o calor retorna e os termômetros novamente poderão passar dos 40 graus.

Ainda conforme a agência ClimaTempo, a chuva pode chegar já na quarta-feira (27) à tarde, com rajadas de ventos de até 28 km/h. À noite o tempo fica aberto e a umidade relativa do ar varia entre 18% e 36%. Apesar da previsão de pancadas de chuva, os termômetros ainda podem chegar a 41 graus no dia.

Na quinta-feira (28) as temperaturas já caem ligeiramente, com máxima de 38 graus e rajadas de ventos de até 12 km/h. Apesar disso, não há previsão de chuva, por isso a umidade fica entre 17% e 34%.

Já na sexta-feira (29) o dia começa com aumento de nuvens, com chuva à tarde e à noite, podendo atingir até 10mm de precipitação. A temperatura máxima não deve ultrapassar 36 graus. A umidade varia entre 14% e 43%.

O sábado (30) terá sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia, com tempo firme à noite. Poderá chover de madrugada. A umidade varia entre 29% e 62%, com temperatura máxima de 35 graus. Há chances de rajadas de ventos de até 14 km/h.

E no domingo (01) o calorão volta, sem previsão de chuva. A umidade continua elevada, entre 20% e 76%, mas as temperaturas oscilam entre 26 e 41 graus.

Fonte: Repórter MT