Macaca que atacava pessoas em Sorriso é resgatada para Centro de Animais Silvestres; veja vídeo

Fonte:

Uma macaca da espécie cuxiú-de-nariz-branco foi capturada na tarde desta segunda-feira (3), no Marco Zero, área verde e ponto turístico do município de Sorriso (420 km de Cuiabá). A primata era responsável por ataques a populares que transitavam pela região. Após o resgaste, ela foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Lucas do Rio Verde (331 km de Cuiabá).

De acordo com o site ‘Só Notícias’, o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Reinaldo Nunes, informou que a contenção do animal foi realizada após “diversas denúncias, reclamações e pessoas atendidas no hospital por ferimentos causados” pelo animal.

Segundo Nunes, a macaca vivia há cerca de dois anos no local e só foi capturada após a autorização da Coordenadoria de Fauna da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema).

“Esta ação foi visando resguardar a integridade da macaca, porque é um animal silvestre que, infelizmente, foi capturado no habitat e solto ainda filhote aqui. Ela está aqui há cerca de 2 anos e, por ser um animal bastante dócil, as pessoas vêm interagindo com ela e, por essa interação, acaba ocorrendo alguns acidentes, onde ela acaba mordendo algumas pessoas e, por isso, as pessoas têm a agredido, jogado madeira e pedras”, explicou.

Conforme Reinaldo, por ser um animal jovem, com os cuidados corretos, ela ainda poderá conviver com a própria espécie em um local adequado.

“Para garantir a integridade física dela, estamos a retirando daqui e encaminhando pro Cetas de Lucas. Através da Sema, estamos buscando um local, de repente um santuário ou um criador conservacionista, para encaminhar este animal, que é jovem, bastante saudável que ainda pode, de alguma forma, retornar à vida livre e, se não voltar à vida livre, que ela possa conviver com a própria espécie em local mais adequado”.

ATAQUES

O caso de maior repercussão aconteceu em maio deste ano, quando um menino de 6 anos ficou ferido após ser atacado pela macaca. À época, a criança iprecisou levar quatro pontos na cabeça em decorrência do ataque.

Vídeos mostram o momento em que o animal ataca a criança. No dia, o menino e a família faziam um piquenique e avistaram a macaca em cima de uma árvore, quando a criança chegou mais perto para olhar o animal, foi atacada. (HNT)

VEJA VÍDEO