Por decreto, cidades de Mato Grosso voltam a exigir uso de máscaras

Fonte:

Com a nova alta de casos de Covid-19 verificada nas últimas semanas, diferentes municípios de Mato Grosso retomaram algumas medidas restritivas de proteção contra o coronavírus, inclusive, o caso a obrigatoriedade do uso da máscara facial.

Entre eles, estão Nossa Senhora do Livramento, São José dos Quatro Marcos, Araputanga e Nova Xavantina.

Em Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), a decisão consta no decreto 147/2022 publicado na terça-feira (6), no Diário Oficial dos Municípios (AMM).

O documento, assassinado pelo prefeito Silmar de Souza Gonçalves, estabelece a obrigatoriedade do uso o acessório de proteção facial em todos os serviços de Saúde instalados no município.

Também recomenda a necessidade da utilização de máscara em locais de uso coletivo e ambientes fechados, e reforça a importância de que todos os adultos com mais de 18 anos completem o esquema vacinal proposto pelo Ministério da Saúde.

Decisão semelhante foi tomada pela Prefeitura de São José dos Quatro Marcos (315 km a Oeste de Cuiabá).

A determinação está prevista no decreto 164/2022, também publicado pelo prefeito Amis Silva Bolandi.

Pela norma, é obrigatório o uso de máscara em espaços (públicos e privados) de atendimento à Saúde, bem como a devida observância ao conjunto de medidas de biossegurança para prevenção e controle de disseminação da covid-19.

Além disso, a administração municipal orienta às unidades de ensino público e particular da educação básica, do ensino superior e cursos técnicos o uso da máscara, dentro de suas dependências.

“As medidas dispostas neste decreto podem ser alteradas a qualquer momento considerando o contexto pandêmico”, diz Bolandi, no documento.

Em Araputanga (345 km ao Oeste de Cuiabá), o prefeito Enilson de Araújo Rios tornou o obrigatório o uso do artefato facial aos usuários e profissionais de todos os estabelecimentos de saúde do município, a exemplo, das unidades básicas de saúde, clínicas e hospitais.

A determinação consta no decreto 125/2022.

A partir de agora, o uso obrigatório de máscara por todas as pessoas em unidades de Saúde pública ou particular, como o Hospital Municipal, também volta a ser obrigatório em Nova Xavantina (645 km a Nordeste de Cuiabá).

Conforme decreto 4.922/2022, assinado pelo prefeito João Machado Neto, mais conhecido como João Bang, para os cidadãos com sintomas gripais também é obrigatória a utilização do acessório facial em quaisquer espaços públicos ou privados.

Outra recomendação é o uso de máscaras em locais de grande circulação de pessoas, em ambientes fechados e nas redes de ensino público e particular ou privado no município.

“Todas as repartições públicas e estabelecimentos comerciais deverão disponibilizar álcool 70% (líquido ou em gel), em quantidade suficiente, no mínimo na entrada da repartição e/ou comércio, para a higienização das mãos de quem entra, permanece ou sai do local; sem prejuízo das demais medidas preventivas”, diz o decreto em seu quarto artigo.

Em Mato Grosso, conforme painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, três dos 141 municípios (2,13%) apresentam risco muito alto de contaminação pelo coronavírus: Conquista D’Oeste, Novo Santo Antônio e Porto dos Gaúchos.

Outros 20 (14,18%), perigo alto; 59 (41,84%), risco moderado e 21 cidades (14,89%), baixo.

Os demais estão sem classificação.

Desde o início da pandemia, em 2020, o Estado contabiliza 845.377 casos confirmados e 15.270 mortes em decorrência do coronavírus.

Fonte: Diário de Cuiabá