Servidores das forças de segurança destacam investimentos para redução do crime em MT

Fonte:

O programa eleitoral do candidato à reeleição ao governo do Estado, Mauro Mendes (União), desta sexta-feira (16.09) trouxe depoimentos de servidores das forças de segurança a respeito dos investimentos feitos na área.

Policiais militares, civis e bombeiros falaram das melhores condições de trabalho que receberam na gestão Mauro Mendes e que culminaram na redução dos índices de diversos crimes em todo Estado.

O programa relembrou a situação caótica em que Mauro Mendes pegou o Estado, com viaturas sendo rebocadas por falta de pagamento e de combustível. “É importante destacar que no final do ano de 2018, realmente, a situação da segurança pública era calamitosa”. “Atraso de salários. Quem tinha um fardamento é que tinha tirado do próprio bolso”, contaram o tenente-coronel PM James, comandante do 15º CR de Peixoto de Azevedo, e o tenente-coronel PM, Mariowillian Fukjinaka, comandante da Escola Militar de Nova Mutum.

Em três anos da gestão Mauro Mendes, a segurança pública teve concurso, em que serão chamados mais de mil profissionais para renovar o efetivo, além de receber 270 novas viaturas, 165 motos, 200 fuzis, 12 mil pistolas Glock, e investimentos em tecnologia, com 3.900 rádios digitais, que tornaram as polícias de Mato Grosso as mais bem equipadas do país.

“2019 para cá é um divisor de águas. A preocupação com a segurança passou a ser evidente. Um volume de investimentos nunca visto na corporação até então. Estou há 21 anos na Polícia Militar e não tinha visto ainda. A gente tem equipamentos de qualidade, novos, viaturas de qualidade, novas, e condições de fazer o serviço com a qualidade que a população merece”, destacam o capitão BM, Leandro Kunze, comandante do 1º CIBM de Barra do Garças, e o tenente-coronel PM, Melo, superintendente de Planejamento da PM.

“Essa é uma transformação gigante, coloca a corporação na vanguarda de grandes instituições em nível mundial”, completou Melo.

O programa trouxe ainda que foram feitos convênios com municípios para construção de batalhões, tanto da PM quanto do Corpo de Bombeiros, além de núcleos e vilas militares da PM. A criação do Patrulhamento Rural garantiu a presença dos policiais nas mais distantes localidades do Estado. “A polícia é bem-vinda, onde ela está fazendo o ‘trajetório’ o mal não para”, contou o produtor rural Adão Santos.

Todas as ações foram revertidas em redução do número de homicídios em 20%, de roubos em 56%, de roubos de veículos em 37%. E a apreensão de drogas bateu recordes, mais que dobrando, de 14,4 mil apreensões em 2018, para 31,2 mil em 2021.

Combate à violência contra as mulheres

Outra ação implantada na gestão Mauro Mendes foi a criação de programas de prevenção e combate à violência contra as mulheres.

“Podemos dizer que o governo tem um cuidado especial para com as mulheres. Prova disso são as inúmeras ferramentas de proteção e de segurança à mulher, como a Patrulha Maria da Penha, Medida Protetiva Online, Botão do Pânico, uma delegacia que funciona 24 horas para atender as mulheres vítimas de violência doméstica e crimes sexuais”, destacou a delegada Jandira Laranjeira, coordenadora do Plantão de Atendimento à vítima de violência doméstica e sexual.

“E podemos dizer que o Plantão da Mulher existe por conta da sensibilidade da primeira-dama Virginia Mendes”, completou ela.

“Tivemos esse cuidado e carinho de olhar para essa delegacia como uma referência não só de um lugar físico, mas um lugar que seja emocional, carinho, atenção e amor. Para que a mulher se sinta realmente amparada pelas pessoas com quem vai abrir seu coração”, disse a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, destacando ainda o programa Ser Mulher, que vai conceder ajuda de custo para que mulheres vítimas de violência possam pagar aluguel, além de garantir a qualificação profissional para que voltem ao mercado de trabalho, sem depender dos maridos.

Propostas

“Vamos seguir trabalhando pela segurança das famílias mato-grossenses, ampliar os programas de prevenção e combate à violência contra as mulheres e de combate às drogas. Vamos fortalecer o programa Tolerância Zero, instalar 25 mil câmeras de monitoramento em todo Estado e nomeando novos policiais para aumentar as forças de segurança. Tenho muito orgulho de tudo o que já fizemos e ainda muito mais vontade de continuar trabalhando para seguir mudando a vida dos mato-grossenses”, reforçou o governador Mauro Mendes.