Segundo informou um morador ao Leiagora, não se sabe a causa do incêndio, mas imagina-se que seja um aceiro – tentativa de limpeza de um terreno com material vegetal combustível, do qual alguém perdeu o controle. Sabe-se apenas que o fogo começou no pé do Morro de São Jerônimo.
Ainda conforme o morador, o incêndio segue rumo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro equipes estão tentando conter as chamas desde sábado. A informação do morador que manteve contato com o Leiagora é de que há equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na tentativa de apagar o fogo. Neste domingo, está atuando também uma aeronave dos bombeiros, derramando água na região.
O denunciante disse que morreram duas éguas e três vacas dentre os animais de sua propriedade.
Outro morador, em vídeo, conta que perdeu toda a sua plantação e um barraco de madeira. “Perdi o bananal, o mandiocal, o pasto”, mostra, classificando os causadores do incêndio como “pessoas de maldade no coração”.
Em outro vídeo, da noite desse sábado, a vizinhança, empenhada na tentativa de conter o fogo, registrou que o incêndio não poupou ninguém e atingiu até mesmo a propriedade de um bombeiro que mora na região.
Os vídeos do caso foram aqui publicados em ordem cronológica. O primeiro, referente à tarde de sábado, o segundo, da noite de sábado e o balanço entristecedor, já neste domingo.