Após várias rodadas na zona do rebaixamento, o Cuiabá enfim deu um salto na tabela do Campeonato Brasileiro. Jogando bem e contando com o apoio de 14 mil torcedores, o Dourado venceu o Botafogo por 2 a 0 com gols anotados por Alesson, aos 21 minutos do primeiro tempo e André Luis, nos acréscimos do segundo tempo.
O Cuiabá jogou melhor, contou com muitos erros do Botafogo e venceu pela segunda rodada seguida no Brasileirão. O resultado fez o time disparar para o meio da tabela e sair da zona de rebaixamento, enquanto o lado carioca se afastou do G-4 do campeonato.
Embora a equipe cuiabana tenha tido o maior número de chances, chegou a sofrer pressão do adversário até os 30 minutos do segundo tempo. O Botafogo terminou a partida com dois jogadores a menos e o Cuiabá ainda teve um gol anulado pelo VAR. Com essa importante vitória, o Dourado subiu para a 13ª colocação do campeonato, agora com 13 pontos.
PRIMEIRO TEMPO
O time da casa infernizou o Botafogo principalmente pelos lados do campo. O Dourado finalizou o dobro de vezes em comparação com o adversário e viu Valdívia, Alesson e André Luís (que entrou no segundo tempo) se destacarem na partida. Rafael Gava comandou o meio de campo e também merece elogios. O Cuiabá saiu na frente quando Gatito espalmou uma bola perigosa, Alesson apanhou o rebote e chutou cruzado, aos 21 minutos. Festa da torcida cuiabanista. Os anfitriões mereceram a vantagem em uma etapa inicial de pouca inspiração das equipes. Aliás, o Dourado foi bem melhor que o time carioca, no entanto, não criou mais oportunidades para ampliar.
SEGUNDO TEMPO
O Botafogo teve mais posse de bola. Mesmo assim, chutava pouco e não criava nada. O Cuiabá, em nenhum momento foi ameaçado. As coisas pioraram ainda mais para o Alvinegro quando Hugo deu uma entrada criminosa em um adversário em um lance. Aí só deu Cuiabá. André Carius teve um gol anulado, ao aproveitar um rebote, na pequena área. No fim, Borges ainda recebeu o segundo amarelo para deixar o Alvinegro com oito homens de linha. Nos acréscimos, André Luís recebeu lançamento, ficou de frente para Gatito e chutou. A bola ainda desviou no goleiro antes de morrer no fundo das redes.
CUIABÁ X BOTAFOGO – 16ª rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 10/07/2022, às 19h (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, Cuiabá (MT)
Gols: Alesson, 22’/2ºT (1-0); André Luís, 53’/2ºT (2-0)
CUIABÁ: Walter; João Lucas (Guedes, 32’/2ºT), Marllon, Joaquim e Uendel (Carius, 22’/2ºT); Camilo, Gava e Osorio (Empereur, 32’/2ºT); Valdivia, Alesson (André Luis, 22’/2ºT) e Rodriguinho. Técnico: António Oliveira.
BOTAFOGO: Gatito; Sampaio (Jeffinho, 22’/2ºT), Cuesta e Carli; Borges, Del Piage (Chay, Intervalo), De Paula, Piazon (Oyama, 43’/2º), Fernandes e Hugo; Erison. Técnico: Luís Castro.
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (GO)
Quarto árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
VAR: Daiane Carolina dos Santos (SP)
Cartão Amarelo: Osório (CUI); Borges, Hugo (BOT)
Cartão Vermelho: Hugo, 27’/2ºT (BOT); Daniel Borges (BOT)
Veja os melhores momentos
Próximos jogos
O Cuiabá volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no dia 18, uma segunda-feira, para enfrentar o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo, em confronto marcado para as 19 horas (horário de MT). Esse jogo será válido pela 17ª rodada. Já o Botafogo recebe o Atlético-MG no dia anterior (domingo), às 17 horas (de MT), no estádio Nilton Santos.
Veja como ficou a classificação