Prefeitura libera vacinação contra covid-19 a todas as crianças de 5 a 11 anos

Fonte:

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, liberou a vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades na capital a partir desta quinta-feira (3). Os pais devem fazer o cadastro dos filhos no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e se dirigir a um dos locais de vacinação infantil, sem precisar esperar agendamento.

“Estamos realizando a vacinação das crianças com extrema cautela e responsabilidade, assim como temos feito desde o início da campanha. Seguimos à risca as recomendações do Ministério da Saúde quanto às particularidades da imunização dos pequenos, que não pode ser realizada no mesmo lugar da vacinação de adultos e também não pode acontecer onde tenha vacinas de rotina, para evitar equívocos na aplicação. Com a baixa procura da faixa etária de 8 a 11 anos, decidimos liberar para todas as crianças, para darmos celeridade à imunização infantil contra o coronavírus”, comentou Pinheiro.

A diferença nesta fase da campanha será em relação à escolha do tipo do imunizante, que não será mais possível. “De acordo com a nova resolução da Comissão Intergestores Bipartite, a vacina pediátrica da Pfizer será para aplicação apenas em crianças de 5 anos completos e em crianças de 5 a 11 anos imunossuprimidas, pois estes grupos não entraram no estudo da Coronavac. As crianças de 6, 7, 8, 9, 10 e 11 anos passarão a ser vacinadas exclusivamente com Coronavac, com exceção das imunossuprimidas”, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar.

A coordenadora pede aos pais que fiquem atentos à data para completar o esquema vacinal das crianças. “A segunda dose da Pfizer pediátrica deve ser tomada após 60 dias da aplicação da primeira. Já da Coronavac, após 28 dias da primeira dose”, conclui.