O casal que perdeu a guarda dos filhos em outubro de 2019 após ficar desempregado e ir morar embaixo de um viaduto em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, conseguiu uma nova casa em março deste ano e recuperou a guarda dos filhos.
Por causa da situação de vulnerabilidade em que Marluce Lopes e o marido, Ueslei Madeiro, ficaram há dois anos, os três filhos deles foram levados para um abrigo da cidade. A partir daí, começou uma luta para conseguirem ver as crianças novamente.
A mãe diz que não sabia que podia visitá-los e ficou até março deste ano sem ver os filhos. Quando conseguiu a autorização para isso, teve início a pandemia e as visitas foram cortadas.
“Meus filhos eram o que faltava na minha vida, pois meu coração sangrava durante esse tempo que fiquei longe deles”, declarou.
Marluce e o marido conseguiram uma casa emprestada e estão morando no imóvel. Com algumas doações, ela e o marido fizeram reformas no teto e no chão para conseguir um conforto para os filhos.
“Espero que nenhum pai passe pelo que eu passei, pois é muito doloroso”, disse Ueslei Madeiro.
Hoje são sete pessoas no imóvel no total: Ueslei, Marluce, os três filhos que estavam no abrigo, a filha mais velha de Marluce, que voltou a morar com a mãe, e uma bebê, de 5 meses, filha do casal.
Crianças foram levadas para abrigo em 2019 — Foto: Arquivo pessoal
O Conselho Tutelar acompanha a família desde 2016 e monitora a situação das crianças. Todas as movimentações são arquivadas em um processo.
“Podemos acompanhá-los por seis meses para ver se as crianças não estão correndo perigo, pois aí terão que retornar para o abrigo, mas, até agora, estão bem”, explicou a conselheira tutelar Graciele Moraes.
A assistência social também faz parte dessa rede de apoio para que os pais tenham condições de cuidar dos filhos.
“Mensalmente, damos uma cesta básica para a família. Agora, com o retorno das crianças para casa, vamos continuar monitorando a situação”, pontuou o assistente social André Luís de Morais.
Família recomeça vida ao lado dos filhos após conseguir casa em MT — Foto: TVCA/Reprodução
O plano da família agora é se reestruturar para dar um futuro melhor aos filhos e tê-los sempre por perto.
“Quero que meus filhos estudem. Eu também quero fazer minha faculdade de pedagogia e meu marido quer fazer um curso de culinária”, disse Marluce.
Fonte: G1