Ministro da Saúde diz que vacinas extras para MT já estão com análise avançada

Fonte:

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que análise para cessão de vacinas extras contra a Covid-19 não só para Cuiabá, mas também para Mato Grosso, está em estágio avançado dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). Ele esteve em Cuiabá nesta sexta (9) e concedeu entrevista coletiva.

Afirmativa é resposta a um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que entrou em contato com o Ministério da Saúde e pediu para que fossem enviadas mais doses ao município em contrapartida à realização da Copa América.

“Estive com Pinheiro, expliquei essas peculiaridades e ele não foi buscar furar fila por causa da Copa. Ele apresentou um pleito que será analisado pelo PNI e se converterá em vacinas extras não só para Cuiabá, como para todo o estado de Mato Grosso. Assim, nós podemos imunizar mais rapidamente a população desse Estado”, explicou.

Para Queiroga, é importante imunizar mais rapidamente a população do Estado pelo fato de ele fazer fronteira com outros países. Assim, seria possível evitar que uma possível variante do novo coronavírus entre no país. Em discurso, ministro assegurou que toda a população brasileira acima de 18 anos estará vacinada com a 2ª dose até o final de 2021.

“Com o processo da vacinação, temos certeza que já programaremos uma abertura controlada da nossa economia e nosso país vai voltar a crescer. As estimativas são boas, de 5% de crescimento em 2022. Será um ano de esperança para o povo brasileiro”, disse.

Copa América

Queiroga ainda classificou como polêmica inútil a discussão sobre as doses extras de vacina que teria sido prometidas pelo presidente da República Jair Bolsonaro como compesação por Cuiabá receber jogos da Copa América. Segundo ele, o assunto já é superado.

“Vamos trabalhar para seguir em frente, sair dessas polêmicas inúteis que não ajudam a vencer a pandemia, nós precisamos deixar de gerar calor e gerar luz. O povo brasileiro confia no Governo Federal e confia no governo Emanuel Pinheiro”, concluiu.

Além de Emanuel, estiveram presentes no evento o senador Wellington Fagundes (PL), o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (PTB), e o deputado federal José Medeiros (Podemos).

Fonte: RD News