Polícia pega bandido do ‘Novo Cangaço’ fazendo compras em mercado

Fonte:

Salvador Santos Portela, 50, foi preso na manhã desta sexta-feira (9) por ter participado do assalto às agências do Sicoob e Sicredi do município de Nova Bandeirantes (1.026 km de Cuiabá), no início de junho.

O criminoso estava em uma mercearia no Distrito de Japuranã, quando foi abordado pelos policiais militares. Os agentes fizeram uma série de perguntas para o bandido, que acabou confessando a participação no roubo.

Salvador Santos levou os policiais até o seu esconderijo na mata. Com ele foram encontradas duas espingardas, várias munições, coletes a prova de balas, joias e a quantia de R$ 50.407,60.

Ele relatou que estava indo até a mercearia para comprar algo para comer. Um vídeo divulgado na redes sociais, mostra o momento em que ele entrou no estabelecimento e foi abordado pelos policiais.

De acordo com o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, dois bandidos ainda estão foragidos.

Cinco confrontos e nove mortos

O Bope trocou tiros com os primeiros assaltantes no dia 10, onde Maciel Gomes de Oliveira, 36 anos; Luiz Miguel Melek, 39; Romáro Batista de Oliveira, 35; Waldeir Porto Costa, 25, foram mortos. Além de armas, munições e roupas camufladas, a PM recuperou uma grande quantia em dinheiro.

O segundo confronto aconteceu no dia 21, em uma região de mata entre Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes. Na ocasião morreram Diego Almeida Costa, 31 e Adailton Santos da Silva, 40.

A terceira troca de tiros foi registrada no sábado (26 de junho), Samuel Santos Silva (natural de Salvador e sem confirmação de passagens criminais).

Depois foi Ronaldo Rodrigues de Souza, o Galego, natural de Pilão Arcado (BA). Ele é investigado pela Polícia Civil de Pernambuco por assalto a um banco no estado e tinha um mandado de prisão expedido pela Comarca de Barreiras (BA) por roubo qualificado.

O quinto e último morto em confronto foi Cristiano de Jesus Nunes. Ele morreu na manhã de segunda-feira (28 de junho), na altura do rio Juruena, próximo à balsa do rio que leva o nome da cidade.

Cristiano já foi preso em dezembro de 2016, com mais dois comparsas, por assalto a agência dos correios em Ubaitaba (BA).

Já os criminosos Ednicio Pereira Cavalcante, Josias Silveira, Franklis Souza de Jesus e Valdecir de Salles Barbosas foram presos durantes as investigações da Polícia Civil.

O que se sabe até agora é que os bandidos vieram de outros estados para roubar as agências no município. Acredita-se também, que eles tiveram apoio de criminosos em Mato Grosso.

O secretário de Segurança Pública (Sesp-MT), Alexandre Bustamante, afirmou na quinta-feira (01), que as buscas continuaram até que todos sejam capturados.

“Vamos manter todo pessoal necessário na região até que as investigações sejam concluídas. Enquanto tiver a possibilidade de alguém homiziado, a gente vai ficar com as forças [de segurança] até pegar o último”, afirmou.

Fonte: Repórter MT