Os partidos Cidadania e Verde serão as maiores bancadas da Câmara Municipal de Cuiabá, a partir de 2021. A primeira, inclusive, teve Diego Guimarães como o mais votado da Capital. O resultado saiu no último domingo (15).
O Cidadania, antigo PPS, não tinha nenhum representante no Legislativo no resultado das urnas em 2016. Somente do decorrer da última legislatura, com a troca de nome, a sigla ganhou adesão.
Na sequência, aparece o PV, que elegeu três vereadores. Em relação a 2016, a sigla perdeu um nome. À época, tinha quatro parlamentares.
Outros três partidos elegeram dois nomes. São Eles: PP, Republicanos e Podemos. Este último, inclusive, é a sigla do candidato a prefeito Abílio Junior.
Outras 13 siglas também tiveram espaço no Legislativo com apenas uma cadeira. Um dos derrotados foi o PSDB, que em 2016 elegeu dois nomes e ao longo da legislatura chegou a ter três nomes.
Já o PT, não tinha nenhum nome e desta vez conseguiu eleger Edna Sampaio.
Por conta da reforma eleitoral de 2017, feita pelo Congresso Nacional, não houve as coligações nas eleições proporcionais.
Veja a lista:
Cidadania – 3
PV – 3
PP – 2
Podemos – 2
Republicanos – 2
PTB – 1
PT – 1
DEM – 1
PSDB – 1
SD – 1
PSB – 1
PSD – 1
MDB – 1
PDT – 1
PSL – 1
Patriota – 1
Pros – 1
PL – 1
Veja a lista da eleição de 2016 AQUI.